A intenção aqui não é mostrar fórmulas mágicas para sucesso imediato, instantâneo, até porque não existem estas fórmulas, não estamos falando de nenhuma magia ou coisa semelhante, mas colocar para apreciação dicas de donos de negócios, empreendedores que estão competindo no mercado.
Quando você começa seu negócio, abre as portas, o objetivo principal é estabelecer sua marca e começar a crescer.
Isso não acontece da noite para o dia. O crescimento é um processo contínuo que exige trabalho duro, paciência e muita dedicação.
Não existe uma etapa especial ou uma fórmula secreta para superar outras empresas do seu setor ou alcançar o sucesso imediato.
Porém, existem formas comprovadas de atingir índices de crescimento que podem conduzir uma empresa para o sucesso.
Abaixo você vai encontrar dicas que podem ajudar a acelerar o crescimento desejado.
Dica 1 – Contrate pessoas melhores que você.
Antes mesmo de iniciar sua trajetória de crescimento da empresa, se faz necessário formar uma equipe de pessoas qualificadas para ajudá-lo a atingir seus objetivos.
Comece buscando formar seu time com pessoas qualificadas, inclusive melhores que você. É assim que você cria a equipe certa.
Com colaboradores dedicados ao sucesso da empresa, estará equipada para o crescimento constante.
Outro aspecto importante em se ter um time qualificado, é delegar tarefas para que você possa se concentrar no que é mais importante para a empresa, liberando tempo e energia possibilitando que tenha melhor desempenho e ainda a cultura da empresa para o trabalho colaborativo.
Dica 2 – Concentrar esforços na sua fonte de receita principal
Primeiro concentrar esforços e atenção nos principais clientes que você já possui. Somente depois de seus clientes atuais bem atendidos é que você deverá direcionar esforços na conquista de novos clientes.
Isso pode ser feito implementando programas de referência ou fidelidade do cliente. Criar estratégias de marketing com base nos comportamentos de compras anteriores para obter a repetição de negócios, ou oferecer novos produtos que complementam essas aquisições.
Dica 3 – Minimize os riscos
O risco é inerente aos negócios, os empreendedores sabem disso, faz parte desde o início e quando do crescimento do mesmo.
Não dá para controlar tudo, mas é bom estar atento e limitar as ameaças sejam elas internas ou externas.
Por exemplo, é recente a Lei Geral de Proteção de Dados, o roubo de dados de funcionários, clientes ou informações de desenvolvimento de produtos, pode trazer sérias consequências ao negócio.
O vazamento dessas informações pode inviabilizar, destruir uma pequena empresa, gerando custos significativos e perdendo a confiança e a lealdade do cliente.
Um passo importante é buscar ajuda junto ao seu corretor de seguros para que ele possa orientá-lo na escolha de produtos adequados inclusive quanto a cobertura de custos eventuais e de possíveis demandas judiciais.
Utilize o suporte desse profissional de seguros para revisar sua apólice e recomendar periodicamente outras coberturas que porventura você venha a ter nesse processo de expansão e crescimento.
Dica 4 – Seja um camaleão – se adapte
Uma das características em comum existentes das pequenas empresas de sucesso é sua imensa capacidade de mudança, de se adaptar e dar resposta imediata ao mercado.
Essa capacidade de testar diferentes abordagens e descobrir o que funciona melhor é o que proporciona em muitas oportunidades superar até a grandes concorrentes, que pelo seu tamanho é natural demorarem mais para responder.
A adaptação e a capacidade de testar rapidamente é a chave para expandir a base de clientes.
Dica 5 – Seu cliente é o rei.
As percepções dos seus clientes podem construir ou destruir seu negócio. Tudo depende da experiência que ele obtém no relacionamento com sua empresa.
Veja só, ofereça experiências e produtos de qualidade e eles farão as avaliações no meio social e no boca a boca farão recomendações; o contrário também é verdadeiro, no descontentamento eles contarão ao mundo com rapidez inimaginável.
Portanto, o crescimento depende diretamente em tornar seus clientes atuais e potenciais satisfeitos e felizes com sua experiência.
Dica 6 – Concentre-se na experiência do cliente.
As percepções dos clientes podem fazer ou quebrar seu negócio. Ofereça experiências e produtos de qualidade, e eles rapidamente cantarão seus elogios nas redes sociais; bagunce tudo e eles contarão ao mundo ainda mais rápido. O crescimento rápido depende de tornar seus clientes atuais e potenciais felizes com sua experiência.
Lembre-se que você está no mercado para atender as necessidades do seu cliente, então se envolva, seja útil, personalize as experiências, isso vai ajudar a fortalecer o relacionamento e consequente aumento dos negócios.
Dica 7 – Reinvestir no seu negócio.
É bem provável você experimentar nos estágios iniciais de seu negócio, uma margem de lucro pequena e às vezes até empatando, porém esse pouco dinheiro que você fizer deve ser investido diretamente no negócio, isso vai ajudá-lo a crescer.
À medida que começar a experimentar esse crescimento, é tentador embolsar os lucros, desviando para outras finalidades, por exemplo a atender status e conveniências.
O melhor caminho é investir diretamente no crescimento do seu negócio para que você possa colher benefícios maiores mais tarde.
Observe com atenção quais partes do negócio precisam de maior cuidado e atenção, tais como maiores investimentos em marketing, pessoal. É nessas áreas identificadas que você deve direcionar os recursos e apoio financeiro.
Dica 8 – Pense no amanhã.
Planejar as próximas etapas, se antecipar a possíveis cenários.
Por exemplo, agora com a vacinação em massa da população, as perspectivas de volta à normalidade é uma realidade.
É hora de criar cenários possíveis, de otimismo ou de normalidade, qual vai ser o comportamento do consumidor, o mesmo de antes pandemia ou vai incorporar novas formas de consumo vivenciadas na pandemia.
Pensar nesses cenários possíveis é a melhor maneira de permanecer firme e seguro à medida que a empresa evolui.
Pensar no futuro é um conselho amplo, mas pode ser tão simples quanto revisar todos os contratos em andamento, verificar por exemplo quais as melhores taxas praticadas pelas administradoras de máquinas de cartões, renegociar com bancos melhores taxas para utilização dos serviços, buscar acordos melhores com fornecedores.
Dica 9 – Seja ativo em redes sociais e de negócios
Observe em quais redes sociais seus clientes estão mais ativos e crie perfis nessas redes, e seja ativo.
Isto vai permitir que possa comercializar melhor seus produtos e poder interagir com esses clientes em potencial.
Aproveite todas as oportunidades de estar presente em plataformas de negócios mantendo uma conta atualizada regularmente, permitindo que os consumidores possam encontrar sua empresa com mais facilidade e ainda possibilitando o compartilhamento com os amigos.
Você também criará uma experiência mais envolvente para o seu público, ajudando-o a se sentir mais conectado à sua marca e cultivando a confiança.
Dica 10 – Responsabilidade social corporativa.
Os consumidores querem comprar de empresas comprometidas com causas que ajudam a tornar o mundo um lugar melhor.
Participe quando puder de doação a pesquisas científicas, principalmente relacionadas à saúde, apoie entidades sem fins lucrativos, associações de voluntários que ajudam os menos favorecidos na comunidade que você está inserido, oferecendo seu tempo para arrecadação de fundos.
Existem muitas maneiras de ser socialmente responsável como empresa, busque encontrar as que podem funcionar para você.
Os jovens consumidores de amanhã estão dando os recados e mostrando que não só empresas, mas países que não estiverem comprometidos com o futuro do planeta, estarão com os dias contados.
Dica 11 – Atenção especial aos seus concorrentes.
Pode até parecer que observar, pesquisar seus concorrentes pode não trazer os resultados imediatos que você quer, porém é o primeiro passo importante para tornar seu negócio melhor.
Descubra quem são seus concorrentes, pesquise a fundo o que eles estão fazendo e que porventura você ainda não está fazendo, estude o que e porque funciona para eles e como você pode diferenciar seus negócios dos deles.
As respostas a essas observações o ajudarão a formar uma estratégia de negócios mais produtiva, definindo as áreas de seu negócio que requerem mais atenção para crescer.
Este assunto não se esgota com somente estas dez dicas, certamente enquanto você esteve lendo este post, vieram novos insights e outras dicas que podem ser implementadas na sua empresa e que podem fazer a diferença no mercado.
Compartilhe, comente, isso pode ajudar outros empreendedores que estão buscando fazer diferença e mudar o mundo.
Giovanni Alldila
Autor convidado.
Autor: BOXCIS
Tudo o que vendemos é o crescimento de sua Empresa.