A importância do advogado para pequenas empresas.

É comum o empreendedor, principalmente o dono do pequeno negócio,entender a importância do advogado, somente quando  se depara com a necessidade de contratar um profissional para fazer frente a uma demanda judicial que está em andamento contra sua empresa.

Ainda vivenciamos a cultura de que o Advogado só é necessário em situações críticas ou pontuais para socorro nessas ocasiões de responder a processos ou efetuar ajuizamentos.

Na maioria das oportunidades o empresário percebe nas conversas iniciais com o Advogado, que ele poderia ter evitado o problema se antes tivesse buscado aconselhamento com o profissional.

Seguramente a assessoria jurídica preventiva é muito mais saudável sob o ponto de vista financeiro e de imagem para a empresa.

Muitas vezes o pequeno empresário entende que o privilégio de contar com bons profissionais é possível somente a grandes empresas por apresentarem melhores condições financeiras.

É um erro pensar dessa forma,  o fato de ter um acompanhamento de todos os passos burocráticos da empresa,  minimizando prejuízos e riscos para o negócio, é muito menos dispendioso do que arcar com demandas pontuais. É um investimento necessário.

Dá para entender também que o apoio profissional de advogado, faz com que tenha menos dor de cabeça com problemas jurídicos e legais e possa se concentrar no que é mais importante para sua empresa, na busca por mais negócios e crescimento da mesma.

Neste sentido, é importante que a escolha do profissional para amparar sua empresa nos momentos necessários esteja preparado para atender a toda e qualquer questão jurídica.

Como estamos falando do universo de empresas, o foco é garantir segurança legal no planejamento e efetivação dos negócios, na elaboração de contratos de acordo com as necessidades da empresa, acompanhar processos cíveis, tributários, trabalhistas.

Mas a consultoria jurídica não para por aí, ela pode envolver uma ampla gama de situações, como por exemplo quando da contratação de colaboradores, nos relacionamentos com fornecedores, revisão da política e práticas de recursos humanos, relações de consumo, tributário, concorrencial, contratual, dentre tantas outras.

Ainda no âmbito de processos judiciais ou extrajudiciais em que a empresa está envolvida, o advogado empresarial tem a função estratégica, não se limitando ao gerenciamento e acompanhamento do processo, mas atuando junto à direção da empresa quanto aos riscos, possibilidades e rumos que aquela situação poderá levar.

Todo esse conjunto de decisões estratégicas fornece à empresa um potencial enorme de economia de recursos.

Entenda melhor as áreas de atuação do advogado empresarial

Área tributária

A principal atuação é auxiliar na correta interpretação dos tributos a serem pagos e apuração correta, atuar em ações caso necessário para buscar recuperar impostos pagos indevidamente ou realizar defesas junto ao fisco ou em processos judiciais dessa natureza.

Consumidor

É o campo em que o advogado prestará assessoria em relação a todo tipo de situação que se enquadre no código de defesa do consumidor, atuando em processos junto aos Procons ou judiciais e também adequando a empresa para as normas vigentes a fim de evitar o surgimento de processos na área.

Trabalhista

É uma área que gera bastante conflitos e consequentemente processos. O advogado poderá ajudar a empresa nos processos judiciais e principalmente de forma preventiva evitar que ocorram processos, adequando formas de contratação, gestão de pessoal, políticas internas e na relação de acordos sindicais.

Gestão

Nesta área a assessoria do advogado é no sentido de garantir segurança jurídica no planejamento de negócios e investimentos.

Societário

Aqui a participação principal do advogado empresarial é voltado para auxiliar os empresários a organizar e solucionar problemas nas relações entre os sócios e nas obrigações da sociedade.

Contratual

Ajuda na análise dos termos dos contratos nas negociações com terceiros, parceiros, fornecedores, auxiliando a empresa na melhor contratação e condução das questões relacionadas aos contratos mercantis, financiamentos, prestação de serviços e outras demandas de negócios.

É também importante na redação dos contratos, evitando a celebração de contratos mal redigidos e que podem não atender às reais necessidades da empresa.

Na construção dos termos do contrato social e suas alterações para atender de forma adequada às necessidades dos sócios no principal documento empresarial. 

É no contrato e suas alterações que estão reguladas a relação entre os sócios, as obrigações, deveres e direitos. 

Quando bem redigido preserva a sociedade de problemas e é a ferramenta principal e eficaz de solução de conflitos e de preservação da harmonia entre os sócios.

Sabe aqueles contratos prontos de papelarias, não cabem mais nas relações jurídicas dos sócios, podem deixar de contemplar as reais necessidades dos sócios e trazer consequências futuras na solução de possíveis conflitos.

Como visto, o advogado poderá maximizar a segurança jurídica da empresa, auxiliar na prevenção de situações que podem submeter a empresa a riscos indesejados, sendo muito importante contar com a assessoria de um profissional especializado.

Equipe Boxcis

“Nós cuidamos da presença digital da sua empresa para que ela tenha melhores resultados”.

Boxcis
Author: Boxcis

Compartilhe este Post

Você quer mais negócios?

Ei, somos o Boxcis.

Nosso maior propósito é fazer sua empresa crescer!

Você quer isso para você?

Mais negócios na crise

Sobre o Boxcis

O Boxcis é uma plataforma constituída por um diretório de empresas dos segmentos de Comércio, Indústria e Serviços. Tem como base de clientes Associações, Sindicatos, Federações e Confederações Empresariais, que atuam para fortalecer a geração de negócios B2B, B2C, entre os membros participantes dessa grande rede associativista. O Boxcis gera oportunidades para Fabricantes, Fornecedores, Representantes, Importadores, Exportadores e Consumidores para a realização de negócios.


Warning: Undefined array key "display" in /home/boxcis/public_html/wp-content/themes/listimia/inc/widgets/class-widget-recent-posts.php on line 115

Warning: Undefined array key "items_per_row" in /home/boxcis/public_html/wp-content/themes/listimia/inc/widgets/class-widget-recent-posts.php on line 116
Posts recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *