Criando o plano de marketing digital

Sua Empresa S.A. – Organizando o plano.

Principais Respostas a serem obtidas quando da criação de um plano de marketing digital é:

  • O que é um plano de marketing digital?
  • Como um plano de marketing digital pode ajudar meu negócio?
  • Como ter certeza de que meu site e minhas páginas de negócios no diretório de empresas locais e nas mídias sociais estão ajudando meu marketing digital?

Imagine, a Sua Empresa S.A. é uma empresa estabelecida e muito conhecida por produzir substrato natural para dejetos de gatos. 

A Sua Empresa S.A. conhece tudo sobre os bichanos , mas se sente perdida quando o assunto é marketing digital.

A Sua Empresa S.A. tem um site mas não o atualiza há anos. ela paga para exibir anúncios de pesquisa, mas não os monitora. ela tem redes sociais, mas só dá sinais de vez em quando. não é surpresa que essas ferramentas não tenham ajudado muito o negócio dela.

Diagnóstico feito vamos ajudar a Sua Empresa S.A. a descobrir como ela poderia lidar com seu marketing digital.

Vamos inicialmente organizar o marketing digital, estabelecendo as metas claras que se pretende atingir. Estabelecidas as mesmas, pontue aspectos que podem ajudar e logo em seguida o que não podem ajudar.

Definir metas, fazer um cronograma e atribuir responsabilidades são aspectos de um plano de marketing digital, que é como um roteiro para um marketing mais eficaz.

Fazer um plano pode ajudar você a ver como seu marketing digital está funcionando e quais partes precisam de uma reforma. 

Um plano também pode ajudá-lo a ser proativo em relação às suas metas de marketing, em vez de apenas responder às situações à medida que elas surgem.

O Plano de marketing deve delinear METAS

1 – O que elas são? 

2 – Como seu marketing digital pode ajudar a alcançar? 

3 – ações – O que você precisa fazer para atender 

4 – Quais canais de marketing digital (site, mídia social, e-mail) você usará? 

5 – Quem/quando – quem em sua equipe é responsável pelo que e quando isso precisa acontecer?

Antes de criar seu plano de marketing digital, é bom dar uma boa olhada no espelho, na personalidade e no público da identidade da sua marca.

Os clientes que chegam até a Sua Empresa S.A. para a compra de produtos para seu gato geralmente sabem e querem àqueles produzidos respeitando o meio ambiente. Eles pensaram sobre sua imagem e como eles querem contribuir para um mundo melhor. Você deve fazer o mesmo com sua marca.

Pergunte a si mesmo: Por que minha marca é única? Qual é o meu tom de voz e atitude desejados ao falar com o meu público? Qual é a minha mensagem principal? suas respostas podem ajudar a formar a base para o que você deseja que seu marketing alcance.

Em seguida, concentre-se no seu público-alvo. que tipos de pessoas você está tentando comercializar e vender? Quais são seus dados demográficos (idade, sexo, localização, etc)? e quanto a qualidades mais subjetivas, como seus interesses, atitudes e opiniões?

Pense nos melhores lugares para atingir seu público-alvo com seu marketing digital. Onde eles estão ativos nas mídias sociais? Existem blogs e sites, diretórios de empresas locais que eles visitam nos quais você poderia estar, anunciar? Quais palavras-chave eles pesquisam?

Depois de considerar sua identidade e público, pense amplamente sobre suas metas de negócios ou o que você deseja que seu marketing digital alcance.

Aumentar as vendas é um objetivo principal e óbvio para qualquer marca. Você também pode querer melhorar o reconhecimento da sua marca, criar uma presença maior nas mídias sociais ou atrair um novo público.

Depois de seus objetivos de negócios já escritos, comece a pensar em como seu marketing digital pode ajudá-lo a atingir cada um deles, ou seja, quais ações de marketing digital você precisa realizar para que seus objetivos se tornem realidade.

Como seus objetivos e ações estão mapeados, agora é concentrar-se em seus canais de marketing e certificar de que todos estejam atualizados e funcionando com total capacidade.

Comece com o seu site. Certifique-se de que a experiência do usuário é amigável permite que as eles facilmente façam o porque vieram ao seu site. Executar testes de uso pode ajudá-lo a ver como as pessoas interagem com seu site e identificar coisas que precisam ser alteradas.

Com mais e mais pessoas navegando em movimento, é importante que seu site tenha uma boa aparência em telefones celulares, seja responsivo se adaptando às pequenas telas, pois é segundo pesquisas publicadas, na mão do consumidor que começam as pesquisas. Teste para ver se seu site está atualizado.

É importante ajustar seu site para otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). Programas de análise da web, como o google analytics, podem informar quais palavras-chave estão atualmente levando seu público ao seu site.

Depois de conhecer essas palavras-chave, ajuste os títulos e a cópia da página para apresentar os termos que seu público mais pesquisa. Isso melhora seus resultados de pesquisa orgânica em sites como google e bing, entre outros.

Se você tiver orçamento, poderá usar essas mesmas palavras-chave para exibir anúncios de pesquisa que ajudarão a atrair mais visitantes do site. Um serviço como o Google Ads pode ajudar você a definir um orçamento e descobrir se os anúncios de pesquisa são adequados para você.

Em seguida, pense em suas contas de mídia social e em como você pode se envolver mais com seu público.

Quem é responsável por administrar suas contas de mídia social, você mesmo ou vai atribuir a alguém? Qual voz e tom você deseja usar? Comece a fazer postagens, networking criando conversas e respondendo aos comentários e perguntas do seu público.

Verificar se promover suas postagens nas mídias sociais faz sentido para o seu negócio. A maioria das redes sociais fornece calculadoras de anúncios que mostram quanto você precisa pagar pelo volume de impressões que deseja.

Antes de veicular anúncios de mídia social, é bom se certificar de verificar o que seu anúncio dirá, quem você segmentará, que ação deseja que as pessoas realizem, se seus anúncios serão atualizados e alterados e como você medirá seus resultados.

Conteúdo e e-mail marketing são outros 2 canais importantes que podem ajudá-lo a atingir seus objetivos de negócios.

Existe conteúdo (como postagens de blog) que você poderia criar para entreter ou informar seu público-alvo? A Sua Empresa S.A. poderia postar sobre outras formas de entreter animais no domicílio, como utilizar novos produtos lançados no mercado para a melhor qualidade de vida de seu bichano, etc.

Faça um plano para a criação de conteúdo, ou seja, quem o criará, o que será criado e quando isso vai acontecer. A partir dessa planilha de conteúdo, por exemplo, descubra onde ele será postado e como você irá promovê-lo.

Uma maneira muito prática em promover conteúdo e trabalhar em direção a outros objetivos de negócios é o email marketing. Você pode se utilizar de links para as postagens do seu blog, enviar um boletim informativo ou divulgar informações sobre uma venda ou oferta especial.

Não mande e-mails que não possuem bom conteúdo, eles devem ser sempre úteis, oportunos e/ou interessantes e devem ser enviados em períodos regulares. Utilize de outros canais de marketing para gerar inscrições em sua lista de e-mail, oferecendo ofertas e informações exclusivas.

Seus canais de marketing estão todos conectados, então, quando você estiver trabalhando para atualizá-los e otimizá-los, pense em como seu público se move de um para outro (de sua página de mídia social para seu site e para sua página de diretório local por exemplo) quanto mais seus canais de marketing trabalharem juntos, melhor quando você tiver seus canais de marketing atualizados, crie um cronograma das próximas etapas e atribua responsabilidades.

A sua programação pode incluir coisas como: 

  • quando deverá escrever e enviar determinados e-mails, 
  • quando fazer postagens nas mídias sociais e no blog e com que frequência Interessante sempre monitorar e ajustar suas compras de anúncios.

Feita a sua programação, agora é hora de decidir quem será o responsável para executar cada etapa, isto se você tiver uma equipe, a gente sabe que para os pequenos negócios não terão pessoas qualificadas para tudo em seu cronograma, ai é o empreendedor que deve assumir essas multitarefas.

No caso de você não poder executar partes do seu marketing digital internamente, mas tem orçamento, trabalhar com uma agência de marketing digital externa para executar seus programas pode ser uma boa opção

Se você optar por trabalhar com uma agência, precisará trabalhar próximo dos mesmos oferecendo informações sobre a identidade e os objetivos da sua marca e trabalhar com eles para estabelecer sua agenda e as ações que deseja realizar para expandir seus negócios.

É hora de agir, Você tem as diretrizes e agora que você sabe como um plano de marketing digital funciona, começe a criar seu plano para alcançar seus objetivos. 

Minha meta de negócios É?

Equipe Boxcis

“Nós cuidamos da presença digital de sua empresa para que ela tenha melhores resultados”

Fonte do conteúdo: https://grow.google/

Boxcis
Author: Boxcis

Compartilhe este Post

Você quer mais negócios?

Ei, somos o Boxcis.

Nosso maior propósito é fazer sua empresa crescer!

Você quer isso para você?

Mais negócios na crise

Sobre o Boxcis

O Boxcis é uma plataforma constituída por um diretório de empresas dos segmentos de Comércio, Indústria e Serviços. Tem como base de clientes Associações, Sindicatos, Federações e Confederações Empresariais, que atuam para fortalecer a geração de negócios B2B, B2C, entre os membros participantes dessa grande rede associativista. O Boxcis gera oportunidades para Fabricantes, Fornecedores, Representantes, Importadores, Exportadores e Consumidores para a realização de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.