15 Dicas de marketing digital local

Escute o post agora.

Criar uma estratégia de marketing digital para uma empresa local é bem diferente de criar uma para uma empresa apenas online. Sua estratégia de marketing digital local deve segmentar e atrair especificamente clientes em potencial em sua área geográfica.

Para alcançar melhor os clientes locais para sua loja, restaurante ou outro negócio com foco local, dê uma olhada nas dicas de marketing digital local abaixo.

1- Seu site deve ser compatível com dispositivos móveis.

Mais de 80% das buscas realizadas pelos consumidores ocorrem hoje principalmente em dispositivos móveis. Isso é um fator importante para qualquer tipo de negócio e para empresas locais é um fator essencial. Os clientes  procuram por empresas próximas a eles para produtos e serviços que estão necessitando. Se a sua presença digital não estiver otimizada para o móvel, dificulta muito para esses consumidores interagirem com sua empresa e principalmente encontrá-lo.

Aliás, se seu site não é compatível com dispositivos móveis é bem provável que não apareça nos resultados de pesquisa dos motores de busca.

2- Otimize seu site para pesquisa local

Você não quer dar espaço para a concorrência, então se você tem claro isso, vai proporcionar condições para que os clientes locais, seja no celular ou desktop, encontrem a sua empresa e não a deles.  Para isso sua estratégia de pesquisa precisa ser abrangente, contemplando informações online sobre produtos e serviços, localização e conteúdo com palavras-chave relevantes. 

3- Tenha um design limpo e profissional

Quando o consumidor local  faz as buscas e encontra seu site ou página de negócios para decidir fazer suas compras, serviços ou  consumir, farão julgamento com base no que estão vendo. Portanto, acompanhe ou solicite ao seu desenvolvedor para manter um site com aparência profissional e ofereça informações relevantes a quem estiver acessando.

4- Incluir endereço e horário

Uma das piores situações que um cliente pode vivenciar é ir até sua empresa na esperança de fazer uma aquisição e se deparar com portas fechadas, por exemplo horário de intervalo para almoço ou coisa parecida. Portanto priorize a informação de local e horário de funcionamento, inclusive deve ser de fácil visualização para não precisar ficar tentando encontrar. 

5- Ofereça várias formas de contato

Facilite a vida de seu cliente, oferecendo vários canais de contato com sua empresa. Essa atitude pode facilitar negócios com você. É sua oportunidade de oferecer esclarecimentos adicionais para perguntas que ele tem a fazer. Ofereça dados de e-mail, número de telefone, WhatsApp, ou algum outro canal disponível para que sempre possam entrar em contato. 

6- Seja ativo em suas redes sociais 

Faça publicações regularmente, isso nas redes sociais que seus clientes alvo estão presentes. É uma ótima oportunidade na realização de seu marketing digital local.

As mídias sociais são uma ótima ferramenta para segmentar clientes em potencial online, porém busque realmente se envolver, interagir com as pessoas.

7- Suas postagens devem priorizar conteúdo útil ao seu público

Pode ser utilizando posts, vídeos, fotos, ebooks, depoimentos, entrevistas entre outras, porém estes conteúdos devem ser relevantes para o seu público alvo.  Exemplificando, se sua empresa oferece serviços de digitalização de documentos, talvez postar artigos, vídeos sobre a importância para preservar a história da organização, preservação de informações no meio digital. Você pode apresentar um case de um cliente seu sobre os benefícios e ganhos de produtividade. Enfim, são somente exemplos que você pode adaptar para seu negócio. Estes tipos de conteúdos dão às pessoas a possibilidade de encontrar sua empresa quando em suas pesquisas e possibilita a interação.

8- Utilizar tags e palavras-chave otimizadas para a sua localização

Você faz pesquisa, escolhe as palavras-chave, tags para possibilitar ao seu potencial consumidor encontrar sua empresa. Imagine o cliente de um lugar distante, de outro estado, por exemplo, fazendo buscas por produtos ou serviços que sua empresa comercializa. De nada adianta sua empresa aparecer no resultado. Portanto é oportuno incluir as informações de localização em suas palavras-chave.

9- Reivindique e otimize suas listagens locais

Sites como Boxcis, Google e outros também fornecem muitas informações para clientes on-line sobre empresas locais. Portanto, é importante que você reivindique ou cadastre-se se ainda não faz parte, para criar a sua página de negócio. Procure preencher todos os campos solicitados a fim de  que as listagens contenham todas as informações importantes.

10- Mantenha suas informações sempre atualizadas

É importante revisar ao menos uma vez a cada mês, para verificar se continuam a valer todas as informações ali constantes, ou ainda toda vez que ocorrer alterações fazer os ajustes para manter sempre atualizada e seus clientes bem informados. 

11- Monitore avaliações on-line

Fique de olho nas suas avaliações online, elas são extremamente importantes principalmente para empresas locais. Monitore regularmente onde sua empresa está listada e pode receber avaliações, como Google Meu Negócio, Boxcis, Facebook e tantos outros existentes. 

Caso sua empresa esteja listada na plataforma Boxcis,  você poderá gerenciar e exibir suas avaliações em um só lugar, aumentando sua reputação com o resumo de avaliações de mais de 67 lugares.

12- Responda a todas as avaliações positivas ou negativas 

É claro que é agradável receber avaliações positivas, mas nem tudo é perfeito e vez por outra podemos nos deparar com alguma situação de avaliação negativa.

O mais importante é aproveitar a oportunidade de oferecer ao seu cliente um pedido de desculpas se for o caso ou ainda reconhecer alguma situação que sua empresa tenha provocado ao cliente, muitas vezes por falhas no atendimento, não consideração com a demanda do cliente, etc. 

O cliente tanto em avaliações favoráveis ou desfavoráveis vai se sentir valorizado com a atenção que você está dispensando ao mesmo. Evite a todo custo polemizar. Leve a sério tudo que os clientes dizem e veja juntamente com sua equipe como evitar a ocorrência de erros apontados ou ainda fazer melhorias relevantes. Pode ainda, após tomar todas as providências, informar ao avaliador as providências tomadas e convidá-lo para comprovação junto à empresa.

13- Crie uma mentalidade focada no cliente

O cliente é a razão principal da existência de sua empresa. Estenda literalmente o tapete vermelho e faça ele sentir-se amado e prestigiado. Todos de sua empresa, desde a recepção até a alta administração devem estar cientes em proporcionar o melhor atendimento e atenção. Assim procedendo, com certeza impede as possibilidades que críticas negativas sejam publicadas.

14- Aproveite para passar informações de sua presença online em sua sinalização

Aproveite todas as oportunidades de contato presencial de seus clientes para solicitar avaliações em seu site, diga a eles onde você está nas  redes sociais, Google Meu Negócio, diretório de empresas locais. Faça constar esses locais de sua presença online, nas placas, material promocional, displays. Isso aumenta seu alcance online e possibilita maior relacionamento e geração de mais negócios com sua empresa. 

15- Utilize de Aplicativo com geolocalização para sua empresa.

Caso sua empresa tenha aplicativo próprio com a capacidade de oferecer a oportunidade de “como chegar” até sua empresa  quando em suas buscas, é um excelente diferencial e pode gerar mais negócios e crescimento para sua empresa. 

Não sendo o caso, considere criar uma página de negócios no diretório de empresas boxcis.com, que oferece a localização de sua empresa no Google Maps e ainda é dotado de ferramentas de SEO, fazendo a indexação de todas as suas informações, aumentando as possibilidades de ser encontrado nos dispositivos móveis utilizados pelos consumidores.

Então você pode incentivar seus clientes a baixarem o aplicativo, que é oferecido sem nenhum custo, assim eles poderão ser avisados oportunamente com suas ofertas e vantagens oferecidas.

Finalizando, escolha a estratégia de marketing para seu negócio local que você entenda ser a mais importante, faça acompanhamento constante para verificar o que está dando certo e o que não está.

Direcione suas ações e esforços sempre buscando trazer mais clientes, mais vendas e consequentemente o seu sucesso.

Se você vem adotando práticas que geram resultado, compartilhe nos comentários abaixo, assim você pode ajudar outros empreendedores locais a gerar mais emprego e renda e também obter êxito nos seus negócios.

 

Celio Antonio Bernardi

Sócio fundador Boxcis.com

“Tudo que vendemos é o crescimento de sua empresa”

Boxcis
Author: Boxcis

Compartilhe este Post

Você quer mais negócios?

Ei, somos o Boxcis.

Nosso maior propósito é fazer sua empresa crescer!

Você quer isso para você?

Mais negócios na crise

Sobre o Boxcis

O Boxcis é uma plataforma constituída por um diretório de empresas dos segmentos de Comércio, Indústria e Serviços. Tem como base de clientes Associações, Sindicatos, Federações e Confederações Empresariais, que atuam para fortalecer a geração de negócios B2B, B2C, entre os membros participantes dessa grande rede associativista. O Boxcis gera oportunidades para Fabricantes, Fornecedores, Representantes, Importadores, Exportadores e Consumidores para a realização de negócios.


Warning: Undefined array key "display" in /home/boxcis/public_html/wp-content/themes/listimia/inc/widgets/class-widget-recent-posts.php on line 115

Warning: Undefined array key "items_per_row" in /home/boxcis/public_html/wp-content/themes/listimia/inc/widgets/class-widget-recent-posts.php on line 116
Posts recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O MAIOR segredo do marketing local 15 dicas de marketing local Sua empresa tem um plano de vendas? Vai empreender? Dicas de acordo com sócios Como criar um ótimo site para sua empresa