Os mentores incentivam e permitem o desenvolvimento profissional ou pessoal de outra pessoa. Um mentor pode ajudar a concentrar seus esforços estabelecendo metas e dando feedback.
Como resultado, as empresas que desejam desenvolver as habilidades dos funcionários costumam criar programas de mentoria.
O conhecimento dos mentores pode ajudar a treinar e criar uma força de trabalho produtiva e de alta qualidade. Os funcionários valorizam locais de trabalho que incentivem o desenvolvimento, pois isso pode demonstrar que seu empregador os valoriza e deseja que eles cresçam.
Os mentores servem como fonte de conhecimento
Os mentores podem fornecer percepções e informações específicas que possibilitem o sucesso do empreendedor.
Por exemplo, eles oferecem orientações sobre como realizar tarefas específicas ou desenvolver habilidades úteis. Por exemplo, um mentor pode ajudar um empresário que está começando um negócio a aprender como desenvolver seu plano de negócios e orçamentos iniciais.
Os mentores podem ajudar a definir metas
Um mentor pode ajudar o empresário a estabelecer metas de desenvolvimento pessoal ou profissional.
Para um estabelecimento de metas eficaz, eles podem criar metas SMART – específicas, alcançáveis, relevantes e baseadas no tempo.
Essas metas podem ajudar a concentrar os esforços da pessoa e tornar mais fácil para o mentor acompanhar e avaliar o progresso. Eles podem identificar tarefas menores em busca de um objetivo maior para desenvolver habilidades específicas ou atender a prioridades específicas.
Mentores mantêm responsabilidade
Um mentor ajuda a manter seu cliente responsável por seus objetivos. Acompanhando o progresso e ajudando a permanecer focado e no caminho certo para concluí-los.
Mentores ajudam a fazer conexões
Um mentor pode ajudar a construir a rede profissional de seu cliente, através da identificação dos objetivos profissionais ou pessoais apresentados por ele.
É a partir dessas identificações, que o mentor pode conectá-lo a oportunidades ou indivíduos em potencial que podem ajudá-lo.
Como o mentor normalmente tem mais experiência no setor ou uma carreira de nível superior, essas conexões podem ser valiosas para o avançar no caminho dos objetivos desejados.
Os mentores estão dispostos a ouvir
Quando um empresário, ou um profissional, tem ideias, pode usar um mentor como recurso para discuti-las e experimentá-las.
O mentor pode fornecer conselhos ou opiniões imparciais usando seu conhecimento e experiência relevantes.
Com esses insights, os indivíduos podem entender melhor quais etapas tomar e se deve perseguir a ideia ou se afastar.
Os mentores são aliados de confiança
A confiança representa um elemento central dos relacionamentos de mentoria.
O mundo dos negócios também pode ser competitivo, portanto, eles precisam confiar uns nos outros para manter a privacidade das informações confidenciais, quando necessário.
Os mentores podem oferecer feedback construtivo
Uma relação de mentoria de confiança permite um feedback honesto. Isso ocorre à medida que o mentor identifica pontos fracos e faz o aconselhamento sobre maneiras de melhorar. Por se tratar de uma relação profissional, o mentor desempenha um papel objetivo.
Para você que é um profissional no mercado ou um empreendedor com objetivos de crescimento escolha um mentor com experiência relevante para sua profissão ou negócio.
O mentor poderá transmitir seus sucessos e você poderá usar como um exemplo para atingir seus objetivos.
Da mesma forma, o mentor pode te apresentar exemplos de erros que ele vem observando ao longo de sua carreira, o que pode beneficiar a você no aprendizado e evitar impactos negativos desses erros.
É a oportunidade de aprender com essas experiências criando melhores condições para superar os desafios.
Você quer mais para sua vida profissional ou empresa, a mentoria pode fazer a diferença.
Celio Bernardi
Sócio Fundador boxcis.com