Você se considera alfabetizado financeiramente? Sabe administrar seu dinheiro?
Se sua resposta for sim é sinal que você sabe ou aprendeu como pagar suas contas, como pedir emprestado e economizar dinheiro, como e porque investir em seu futuro e até um possível complemento de sua aposentadoria.
Parabéns, você está no caminho certo.
Para quem ainda tem dúvidas e quer aumentar seu conhecimento sobre finanças, vamos lá.
Tome a iniciativa de aprender mais, começando pelos conceitos básicos de gestão de dinheiro, e ir além até obter a capacidade de gerir de forma inteligente suas economias.
Dedicar seu tempo para se desenvolver financeiramente melhora suas decisões de poupança, investimento, talento e capacidade de estabelecer bons hábitos, o que possibilitará a construção de seu pé de meia.
Mas afinal o que é educação financeira?
Adquirir a habilidade de bem gerenciar seu dinheiro é um benefício que o acompanhará por toda a vida.
Toda a movimentação financeira com dinheiro entrando e saindo, datas de vencimento diversas, encargos financeiros e taxas vinculadas às suas faturas e contas, aumentam a sua responsabilidade em tomar as melhores decisões sobre compras e investimentos de forma consistente.
Melhor seria se essas habilidades necessárias estivessem incluídas no currículo escolar a partir do ensino fundamental, o que infelizmente não é o caso.
A gerência do próprio dinheiro requer uma compreensão fundamental do crédito e uma disposição para abraçar a responsabilidade pessoal, ou seja pagar as contas em dia e não obter dívidas.
Aceitar o fato de que muitas vezes precisará sacrificar demandas e desejos para obter ganhos de longo prazo. Aqui deixo um parêntese “ antes de efetuar qualquer compra, se pergunte: preciso realmente disso”.
Ter um orçamento e segui-lo, proteger suas economias, quando gastar será com sabedoria.
As compras de maior valor, comumente chamadas compras grandes, as faz por coisas que valem a pena e são absolutamente necessárias.
Você entende bem a diferença entre uma dívida boa e uma dívida com inadimplência.
Você está sempre prestando atenção no seu portfólio de ganhos, economias e investimentos.
E ainda um aspecto principal quando percebe que não sabe ou não entende algo busca por ajuda.
Enfim, se considerar alfabetizado financeiramente é ter a capacidade de não deixar que o dinheiro ou a falta dele, atrapalhe sua qualidade de vida, sua felicidade enquanto trabalha e constrói uma vida estável e gratificante.
Quando você acessou nosso blog, um convite foi feito para permitir mostrar a você notificações. Se você tem interesse em mais informações, aceite receber estas notificações, assim você estará recebendo mais informações de postagens sobre o assunto.
Celio Bernardi
Sócio fundador boxcis.com
Autor: BOXCIS
Tudo o que vendemos é o crescimento de sua Empresa.