A importância da educação financeira.

Você se considera alfabetizado financeiramente? Sabe administrar seu dinheiro?

Se sua resposta for sim é sinal que você sabe ou aprendeu como pagar suas contas, como pedir emprestado e economizar dinheiro, como e porque investir em seu futuro e até um possível complemento de sua aposentadoria. 

Parabéns, você está no caminho certo.

Para quem ainda tem dúvidas e quer aumentar seu conhecimento sobre finanças, vamos lá.

Tome a iniciativa de aprender mais, começando pelos conceitos básicos de gestão de dinheiro, e ir além até obter a capacidade de gerir de forma inteligente suas economias.

Dedicar seu tempo para se desenvolver financeiramente melhora suas decisões de poupança, investimento, talento e capacidade de estabelecer bons hábitos, o que possibilitará a construção de seu pé de meia.

Mas afinal o que é educação financeira?

Adquirir a habilidade de bem gerenciar seu dinheiro é um benefício que o acompanhará por toda a vida.

Toda a movimentação financeira com dinheiro entrando e saindo, datas de vencimento diversas, encargos financeiros e taxas vinculadas às suas faturas e contas, aumentam a sua responsabilidade em tomar as melhores decisões sobre compras e investimentos de forma consistente. 

Melhor seria se essas habilidades necessárias estivessem incluídas no currículo escolar a partir do ensino fundamental, o que infelizmente não é o caso.

A gerência do próprio dinheiro requer uma compreensão fundamental do crédito e uma disposição para abraçar a responsabilidade pessoal, ou seja pagar as contas em dia e não obter dívidas. 

Aceitar o fato de que muitas vezes precisará sacrificar demandas e desejos para obter ganhos de longo prazo. Aqui deixo um parêntese “ antes de efetuar qualquer compra, se pergunte: preciso realmente disso”.

Ter um orçamento e segui-lo, proteger suas economias, quando gastar será com sabedoria. 

As compras de maior valor, comumente chamadas compras grandes, as faz por coisas que valem a pena e são absolutamente necessárias.

Você entende bem a diferença entre uma dívida boa e uma dívida com inadimplência.

Você está sempre prestando atenção no seu portfólio de ganhos, economias e investimentos.

E ainda um aspecto principal quando percebe que não sabe ou não entende algo busca por ajuda.

Enfim, se considerar alfabetizado financeiramente é ter a capacidade de não deixar que o dinheiro ou a falta dele, atrapalhe sua qualidade de vida, sua felicidade enquanto trabalha e constrói uma vida estável e gratificante.

Quando você acessou nosso blog, um convite foi feito para permitir mostrar a você notificações. Se você tem interesse em mais informações, aceite receber estas notificações, assim você estará recebendo mais informações de postagens sobre o assunto.

Celio Bernardi

Sócio fundador boxcis.com

BOXCIS
Autor: BOXCIS

Tudo o que vendemos é o crescimento de sua Empresa.

Compartilhe este Post

Você quer mais negócios?

Ei, somos o Boxcis.

Nosso maior propósito é fazer sua empresa crescer!

Você quer isso para você?

Sobre o Boxcis

O Boxcis é uma plataforma constituída por um diretório de empresas dos segmentos de Comércio, Indústria e Serviços. Tem como base de clientes Associações, Sindicatos, Federações e Confederações Empresariais, que atuam para fortalecer a geração de negócios B2B, B2C, entre os membros participantes dessa grande rede associativista. O Boxcis gera oportunidades para Fabricantes, Fornecedores, Representantes, Importadores, Exportadores e Consumidores para a realização de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Habilitar Notificações OK Não obrigado