As coisas mudaram, as avaliações transformam a forma como os consumidores compram

Todas as empresas, de todos os tamanhos, sejam elas de micro e pequenos negócios a até grandes conglomerados nacionais ou até empresas internacionais, perceberam como as avaliações transformam a forma como as pessoas estão comprando no mercado local.

Atualmente, as avaliações influenciam 88% dos consumidores na descoberta de um negócio local. Eles são 2x mais propensos a serem um fator importante na escolha de um negócio local do que a lealdade e 7,4x mais propensos do que o marketing tradicional.

No mercado digital de hoje, nenhuma estratégia de marketing está completa sem gerenciamento e análises de reputação online. Você precisa de uma abordagem ampla que inclua comunicação com o cliente, dados eficazes e geração e gerenciamento de avaliações para se manter competitivo.

Avaliações online são comentários gerados por clientes, sejam eles novos ou de clientes tradicionais antigos, que postam comentários sobre sua empresa nas várias plataformas existentes tais como Google, Facebook, Boxcis e inúmeras outras, que permitem geralmente que as pessoas dêem uma classificação por exemplo 1 e 5 estrelas ou comentários de texto adicional, a fim de que outros clientes em potencial possam ver.

Além da avaliação, muitos ainda compartilham em suas redes de relacionamento.

Mas afinal estas avaliações são importantes?

Veja só, hoje, as avaliações online impactam a jornada do cliente mais do que nunca. De acordo com especialistas e profissionais de marketing, a orientação, o foco,  é coletar o maior número possível de avaliações a fim de que sua empresa possa ser encontrada e escolhida.

93% dos consumidores dizem que as avaliações online têm impacto em suas decisões de compra, 65% dos consumidores leram uma avaliação online na última semana.

Aproximadamente metade dos consumidores estão dispostos a percorrer alguns quilômetros a mais e pagar até  mais para adquirir produtos ou serviços de uma empresa com melhores avaliações.

As avaliações online também têm um impacto significativo na visibilidade e na classificação online do seu negócio. Embora o Google não compartilhe abertamente detalhes sobre como eles calculam os rankings de pesquisa locais, eles afirmam que dão atenção a:

  • Relevância 
  • Proeminência 
  • Distância. 

As avaliações afetam o primeiro deles, alertando os rastreadores de que uma empresa é relevante para o consumidor que está pesquisando.

Uma pesquisa da “Moz também sugere que os sinais de avaliação online, como quantidade, velocidade e diversidade de avaliações, representam aproximadamente 10% do peso total dos mais de 200 fatores de classificação no algoritmo do mecanismo de busca do Google para empresas locais”.

Isso significa que as pequenas empresas têm vantagem sobre as redes nacionais em um nível de SEO local se buscarem em todas as oportunidades possíveis a obtenção de avaliações.

Os benefícios do SEO local, no entanto, são apenas um meio para um fim. 

Começa realmente com a mobilização e preocupação de todos da organização em prestar o melhor serviço, melhor relacionamento com o cliente, produzindo com isso que a empresa tenha uma classificação mais alta, ou seja, maior confiança em sua marca e o potencial de aumento de receita associado.

É comum as empresas locais se concentrarem no Google e no Facebook por causa de seus públicos consideráveis e porque conseguem maior impacto. No entanto, uma plataforma de diretório de empresas pode ser uma parte importante da sua estratégia de administrar sua reputação local.

Então, qual site de avaliação on-line é ideal para sua empresa e em qual você deve se concentrar?

Entendemos, salvo melhor juízo, que focar no Google e no Facebook e complementar com outros sites de nicho como o boxcis.com por exemplo, plataforma cujo público existente é constituído de empresas brasileiras,  cujo foco são as empresas locais, lhe dará a melhor chance de ser encontrado e escolhido.

Hoje o Google hospeda as avaliações mais visíveis da Internet e dá grande ênfase às avaliações locais, o que significa que você tem potencial para chegar ao topo nas classificações das buscas.

Muitas empresas veem isso como o único motivo para se concentrar na geração de avaliações do Google. No entanto, como nem todo cliente tem uma conta do Google, é aconselhável complementar esses esforços com outros sites de avaliação online.

Existem mais de 65 plataformas de avaliação para você complementar seus esforços, procure aquela que atenda melhor seu setor e que pode ajudar na sua estratégia de alcançar a liderança.

Como pedir avaliações online

A grande maioria dos consumidores acaba não fazendo avaliações, muitas vezes deixam para fazer em outro momento e acaba não acontecendo, outros dizem que nunca o fizeram. A pergunta é: qual a melhor maneira para obter avaliações reais?

O segredo é tornar as avaliações extremamente fáceis para seus clientes, tipo dois cliks e feito. 

São dois componentes críticos? Tempo e conveniência.

Ao pedir uma avaliação, o tempo é fundamental. Imagine seu(a) cliente provando aquela roupa que ficou perfeita, as cores são de sua preferência, enfim gostou, adquire, está feliz. 

É neste momento de posse do objeto desejado que a experiência do consumidor poderá ser ideal para se obter a avaliação, é o momento em que a emoção é sentida.  

Ao pedir avaliações a seus clientes, é importante encontrar o momento ideal na jornada do cliente para perguntar. Geralmente, tente fazer imediatamente após o serviço, quando a experiência está acontecendo. 

Solicitar verbalmente no local ou seja quando ainda presente na empresa e se não ocorrer naquele momento, enviar mensagem utilizando a plataforma de contato utilizada pelo cliente. 

Tomar medidas para capturar a experiência dessa maneira fornecerá resultados rápidos e de qualidade que refletem com precisão o valor do seu negócio.

É importante também a forma mais conveniente para deixarem comentários. Texto. 

O texto tem se mostrado a melhor forma, pois proporciona uma maior taxa de abertura e é preferência aos consumidores para melhor analisar.

As pesquisas mostram que preferem mensagens de texto ao invés de outros métodos de avaliação. Alguns dizem que provavelmente darão preferência para outro lugar, empresa, que oferece mensagens de texto para se comunicar. 

Como gerenciar e responder a avaliações

Você trabalhou duro para obter seus comentários. Agora, é hora de utilizá-los.

Embora gerar avaliações seja o objetivo, é igualmente importante monitorar e responder rapidamente a avaliações online positivas e negativas. 

Isso demonstra não só ao consumidor, mas também aos mecanismos de pesquisa que sua empresa valoriza os clientes em seus feedbacks. Outro fator importante com essas interações é que sua empresa cria um canal de confiança com o consumidor. 

De acordo com um estudo recente, 56% dos consumidores dizem que as respostas de uma empresa às avaliações mudaram sua perspectiva sobre o negócio.

Responder a todas as avaliações é o ideal, mas principalmente para as pequenas empresas nem sempre é possível ter equipes para fazer isso. Então procure responder ao maior número possível, no mínimo 1 resposta para cada 4 avaliações. 

As empresas são mais propensas a responder a críticas positivas do que negativas. No entanto, isso deve realmente ser o contrário. Se você tiver que deixar passar, perca algumas respostas de críticas positivas e responda a todas as críticas negativas. 

Além de ser uma ótima oportunidade a custo zero para a melhoria de seus produtos e serviços, é também mais provável que os consumidores vejam avaliações negativas do que positivas antes de se envolver com você.

Nunca leve uma avaliação negativa para o lado pessoal, mesmo que no seu entendimento não seja justa. Seja tempestivo, as respostas devem ser sinceras, concisas, para transformar o aspecto negativo em positivo. 

Alguns passos comumente usados são o de pedir desculpas, abordar a avaliação de maneira calma, serena, seja proativo na solução do problema e se necessário continuar a conversa em particular.

Avaliações positivas são a mina de ouro para o seu negócio. 

Elas transmitem a seus clientes em potencial que você é o negócio com o qual você deve se envolver e dizem o que sua empresa é boa e confiável. 

Suas respostas devem se utilizar de uma forma pessoal, autêntica como se estivesse cara a cara com seu cliente.

Você pode apresentar todas as avaliações obtidas nas mais diversas plataformas da internet e reuni-las em um único local para ajudar os consumidores a considerar seu empreendimento com a solução ideal para os produtos e serviços que necessitam. 

Aqui no Boxcis a gente providencia isto para você.

Como sua empresa vem administrando as avaliações on-line recebidas?

Seus comentários sobre o assunto são importantes, poderá ajudar outro empreendedor na busca por espaço no mercado.

Se você quer saber mais, entre em contato conosco.

Equipe Boxcis

“Tudo que vendemos é o crescimento de sua empresa”.

Boxcis
Author: Boxcis

Compartilhe este Post

Você quer mais negócios?

Ei, somos o Boxcis.

Nosso maior propósito é fazer sua empresa crescer!

Você quer isso para você?

Mais negócios na crise

Sobre o Boxcis

O Boxcis é uma plataforma constituída por um diretório de empresas dos segmentos de Comércio, Indústria e Serviços. Tem como base de clientes Associações, Sindicatos, Federações e Confederações Empresariais, que atuam para fortalecer a geração de negócios B2B, B2C, entre os membros participantes dessa grande rede associativista. O Boxcis gera oportunidades para Fabricantes, Fornecedores, Representantes, Importadores, Exportadores e Consumidores para a realização de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.