Crescimento do seu negócio. O que todo dono do pequeno negócio precisa saber

Abrimos nosso pequeno negócio e imediatamente estamos focados na sobrevivência do mesmo.

As estatísticas mostram que uma grande parcela das empresas que nasceram recentemente, deixam de ver a luz do sol nos primeiros dois anos de existência.

Priorizar o crescimento do seu negócio é uma das melhores maneiras de aumentar as chances de sua empresa não apenas durar, mas contribuir para geração de emprego e renda, e usufruir de uma situação econômico-financeira estável.

O que fazer então para sair do negócio básico e transformar na unidade geradora de renda crescente que você imagina? 

Existem estratégias de crescimento que podem ser experimentadas e que podem ajudar no objetivo proposto.

Manter os clientes existentes

 

Segundo especialistas, manter os atuais clientes é 5 vezes mais barato do que conquistar novos clientes.

Aplicar ações criativas para melhorar a manutenção se torna a melhor aposta para aumentar as vendas.

Fica claro que conseguir novos clientes não é a única maneira de fazer sua empresa crescer.

Os clientes que já compraram de você uma vez têm maior probabilidade de fazê-lo novamente, especialmente se tiverem uma experiência positiva de atendimento. 

Criar um banco de dados e aproveitar todos os momentos de contato pessoal e capturar informações, pesquisar preferências de compra, entender porque compram de você.

Essas informações vão ajudar nas estratégias de conversão em clientes habituais e na aquisição de novos com mesmo perfil de consumo.

Reter clientes antigos e adquirir novos  produzirá o melhor crescimento para a empresa.

 

Peça referências

Certamente, atrair novos clientes para o seu negócio é um caminho a ser buscado. Uma maneira de fazer isso é pedir referências aos seus clientes atuais.

Os seus clientes pertencem ao seu nicho específico, o que significa que as pessoas em seus círculos sociais ou de trabalho provavelmente podem ser também do mesmo nicho. Isso abre a possibilidade de conquista para novos clientes. 

Fique atento, não há espaço para presumir que seus clientes farão isso o tempo todo, por isso para não impactar o aumento da base de clientes, a busca por referências deverá ser uma ação contínua.

Por exemplo:

Pergunte aos clientes satisfeitos se eles conhecem alguém que estaria interessado em seus produtos ou serviços.

Incentive as referências com um tipo de desconto, vantagem especial.

Incentive os clientes a compartilhar e marcar sua marca nas redes sociais.

Contenha Seus Custos

 

Se você expandir sua participação no mercado, mas continuar a aumentar seus custos, não terá mais dinheiro para investir em seu negócio ou obter lucro.

Portanto, enquanto você está procurando maneiras de crescer, preste muita atenção aos custos associados ao funcionamento de sua empresa e ao atendimento adequado das demandas dos clientes. 

Reduzir esses custos pode ser uma forma eficaz de fornecer à sua empresa o fluxo de caixa de que precisa para crescer e se estabilizar. 

Você pode utilizar de abordagens para cortar custos, como:

Liquidar seus  produtos de baixo rendimento ou eliminando serviços de baixo desempenho,

Melhorar o giro de seu estoque por meio de novas táticas de marketing e vendas.

Todo o cuidado no corte dos custos, ele em hipótese alguma poderá afetar o melhor atendimento possível ao cliente e a satisfação de sua equipe.

 

Clientes satisfeitos e funcionários entusiasmados são os principais motores do crescimento dos negócios. 

Cortar custos nessas áreas acabará prejudicando a capacidade de expansão de sua empresa, mesmo que proporcionem um melhor fluxo de caixa no curto prazo.

Amplie seu alcance de mercado

 

Existem várias maneiras de expandir seus negócios, disponibilizando seu produto ou serviço para um novo grupo de clientes.

Criar uma presença online, através de um site ou uma página de vendas e perfil em rede de negócios, que permitam colocar seu produto na frente de novos clientes e novos mercados.

Sua empresa estará presente em outros canais, 24 horas do dia, possibilitando encontrar outros grupos de clientes que podem usar seu produto ou serviço.

A inovação e promoção de novas formas de usar os produtos e serviços permite que os clientes existentes comprem mais. Isso também ajuda a atrair novos clientes que estão procurando e precisam de soluções que você está oferecendo.

Essas abordagens permitem a maior participação de sua empresa no mercado, aumentando as vendas e tornando seu negócio mais estável.

Quando você não direciona seu negócio para apenas um tipo de cliente-alvo, é mais provável que você supere e sobreviva aos altos e baixos do mercado.

 

Peixe grande em lago pequeno 

 

Se você não deseja expandir para novos mercados ou adicionar novos serviços ao seu fluxo de receita, você também pode expandir seus negócios concentrando-se em um único nicho. 

Procure o nicho do nicho do mercado maior cujas necessidades não estão sendo atendidas e, em seguida, concentre-se em atender essas necessidades não atendidas em um nível alto e acessível.

Para criar um crescimento sustentável, selecione um nicho que:

Tem interesse suficiente para que seu mercado-alvo seja amplo e gere vendas frequentes

Permite que você posicione seus produtos a um preço alto o suficiente para que você possa se manter razoavelmente.

Diversifique seus produtos ou serviços

 

A chave para o crescimento de seus negócios por meio da diversificação é construir semelhanças. Você deseja fazer uma de duas coisas:

Concentre-se em produtos / serviços relacionados aos que você já vende e que atendam às necessidades dos clientes que você tem.

Concentre-se em novos segmentos de mercado com necessidades e características semelhantes às de seus clientes existentes.

 

Escolha a melhor estratégia de crescimento para o seu negócio

 

Encontrar a estratégia de crescimento certa depende do estágio em que seu negócio se encontra e dos recursos disponíveis. 

Considere o que você precisa investir, como dinheiro, tempo, experiência, pessoal, bem como seu mercado atual, objetivos de negócios e os interesses de seus clientes.

Escolha uma ideia que seja apropriada para sua empresa.

Crie um novo plano de negócios com base nessa estratégia.

Defina referências de crescimento, despesas e receita.

Faça o acompanhamento.

Você pode eventualmente não experimentar um crescimento imediato, mas vai conseguir progresso se continuar a implementar seu plano de forma sistemática e consistente. 

E se o plano não funcionar, esteja preparado para dar um passo atrás, criar um novo e tentar novamente.

Equipe Boxcis.

Boxcis
Author: Boxcis

Compartilhe este Post

Você quer mais negócios?

Ei, somos o Boxcis.

Nosso maior propósito é fazer sua empresa crescer!

Você quer isso para você?

Mais negócios na crise

Sobre o Boxcis

O Boxcis é uma plataforma constituída por um diretório de empresas dos segmentos de Comércio, Indústria e Serviços. Tem como base de clientes Associações, Sindicatos, Federações e Confederações Empresariais, que atuam para fortalecer a geração de negócios B2B, B2C, entre os membros participantes dessa grande rede associativista. O Boxcis gera oportunidades para Fabricantes, Fornecedores, Representantes, Importadores, Exportadores e Consumidores para a realização de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.