Dicas para aumentar sua rede de contatos de forma mais inteligente, não mais difícil

Há poucos anos passados, o relacionamento entre empresários e entre esses e seus clientes era no bom e velho tête-a-tête.

Hoje a palavra moderna é networking. O avanço da tecnologia, o advento das grandes redes sociais, aplicativos de mensagens e plataformas colaborativas, possibilitaram a conexão entre as pessoas de maneira e velocidade nunca antes imaginadas.

Há uma certa facilidade em ampliar uma rede de contatos e imediatamente começar a conseguir bons negócios, aumentar as chances de crescimento, desenvolver o empreendedor e consequentemente atingir melhores resultados para a empresa.

Participando de um encontro de empresários de uma associação onde nos assuntos em pauta naquela reunião ficou latente que uma das principais dores ou dificuldades que eles enfrentavam era:

1- Aproveitar melhor o potencial existente na grande rede de associados;

2- Necessidade de mais exposição e divulgação de suas empresas;

3- Criação de mecanismos que possibilitem negócios entre associados;

4- Possibilidade de facilitar fazer e obter cotações;

5- Conhecimento de eventos da associação para possibilitar maior participação.

Bem pode-se perceber que para qualquer empresário é de suma importância o contato com as pessoas que de alguma forma podem contribuir para o crescimento pessoal, profissional de sua empresa.

As dificuldades apontadas acima, mostram que apesar de fazer parte de uma associação, entidade representativa de classe, organização que representa um determinado grupo de empresários, etc., se faz necessário a utilização poderosa do networking a favor deles próprios.

O networking ajuda a desenvolver a rede de contatos e é uma estratégia fundamental na jornada empreendedora dos participantes.

Por meio dessa rede de contatos é possível conhecer por exemplo, um fornecedor que está próximo e pode oferecer condições mais favoráveis ou alguém que pode estar a procura de produtos e serviços que sua empresa oferece e pode atender também em condições favoráveis. 

Lembro de um fato ocorrido em uma reunião da associação em que um empresário do ramo da construção civil estava necessitando com certa urgência de uniformes para os seus funcionários. 

Solicitou dos presentes uma possível indicação. 

Para surpresa do mesmo na cadeira ao seu lado estava um empresário dono de uma indústria de uniformes. 

Participavam da mesma associação porém nenhum dos dois sabia qual era a atividade do outro. 

Pense, você sabe ou conhece os demais associados de sua entidade empresarial? É fácil fazer contato e negócios com os mesmos? É fácil encontrar informações sobre os mesmos no espaço digital? Você teria condições de indicar para outros parceiros, ou obter uma cotação para atender uma determinada necessidade?  

Bem, esses questionamentos mostram o quanto é importante fazer parte e participar ativamente das oportunidades de networking. É um caminho de mão dupla onde os negócios acontecem.

É possível ainda obter mais conhecimento sobre ações inovadoras adotadas por outros empreendedores e até de concorrentes diretos que podem servir de inspiração para o seu negócio.

Pense em como fazer num processo contínuo de desenvolvimento de suas habilidades, tenha em mente que o resultado não se dá da noite para o dia, é necessário ser constante e diariamente direcionar ações para ampliar a sua rede de contatos e mantê-la próxima.

Participe das ações da sua associação e mantenha ações naturais, equilibradas com seus parceiros.

Tenha em mente que não é necessário manter contato com todos, mas sim com aqueles que apresentam potencial para negócios, possuem afinidades e oferecem experiências interessantes.

O poder de sua rede depende da capacidade de interação. Quanto mais ativo, maiores as chances de atingir os objetivos, portanto invista seu tempo e energia na construção desses relacionamentos. 

Aqui no Boxcis estão em andamento parcerias com associações representativas de classe, onde os empresários associados formam uma comunidade de empreendedores com páginas de seus negócios na categoria específica da associação, onde podem apresentar seus produtos e serviços, obter cotações, indicações e avaliações e ainda oferecer condições especiais de negociação.

É um verdadeiro ganha-ganha, pois todo mundo tem oportunidade de anunciar, ganhar visibilidade, oferecer segurança ao fazer negócios com membros da mesma comunidade em condições diferenciadas.

Veja aqui um exemplo do que já está acontecendo.

Esperamos que o assunto acima abordado tenha sido útil para você e se a Associação, Clube ou sua Entidade representativa de classe ainda não faz parte, basta indicar nos comentários abaixo, que a nossa equipe entrará em contato para melhor apresentar o canal e assim possibilitar a realização de ótimos negócios entre os associados.

Equipe Boxcis.

“Tudo o que vendemos é o crescimento de sua empresa”.

BOXCIS
Autor: BOXCIS

Tudo o que vendemos é o crescimento de sua Empresa.

Compartilhe este Post

Você quer mais negócios?

Ei, somos o Boxcis.

Nosso maior propósito é fazer sua empresa crescer!

Você quer isso para você?

Sobre o Boxcis

O Boxcis é uma plataforma constituída por um diretório de empresas dos segmentos de Comércio, Indústria e Serviços. Tem como base de clientes Associações, Sindicatos, Federações e Confederações Empresariais, que atuam para fortalecer a geração de negócios B2B, B2C, entre os membros participantes dessa grande rede associativista. O Boxcis gera oportunidades para Fabricantes, Fornecedores, Representantes, Importadores, Exportadores e Consumidores para a realização de negócios.

Deixe um comentário

Dominando avaliações para o sucesso empresarial Guia prático com 9 ações de marketing digital para PMEs 6 estratégias locais de SEO para PMEs De Zero a Herói do Marketing Digital 11 Maneiras de trabalhar mais inteligente
Habilitar Notificações OK Não obrigado