Dicas para seu plano de marketing de mídia social para o negócio doméstico.

O marketing nas redes sociais é uma excelente forma para promover o seu negócio. É sem custo, fácil e, às vezes, pode ser até divertido.

O problema com a mídia social é que ela não é tão democrática e leve de conduzir , e pode ser difícil rastrear os resultados.

Você encontra, basta uma pesquisa acurada, muitos recursos  de marketing de mídia social que explicam adequadamente as várias redes e como usá-las.  

O conhecimento a ser aplicado em como fazer um plano diário de mídia social incorporando várias plataformas as vezes requer um aprofundamento maior na pesquisa, até porque isso não é muito bem explicado. 

A gente sabe também que o pequeno empreendedor, tem muito o que pensar na condução do negócio por si só, e ainda tem o desafios com a mídia social.

Pensando nisso selecionamos algumas dicas para ajudar na elaboração de um plano  eficaz.

O COMEÇO – Pré-preparação de sua estratégia de mídia social

Antes de começar a criar seus stories, posts, vídeos, tweets sobre o seu negócio, você precisa verificar se seus perfis estão prontos para as promoções e resultados esperados das mídias sociais. Visite cada uma de suas redes sociais e se certifique de que:

  • As imagens que você carregou são adequadas, retratam considerando sua empresa e público alvo. 

Às vezes uma foto é mais atraente do que seu logotipo, porém deve ser levado em consideração a imagem de sua marca e o que deseja que as pessoas lembrem.

Outro aspecto a considerar é que a imagem vale mais que 1000 palavras, então certifique-se de utilizar fotos de qualidade e boa resolução.

  • Se os tópicos principais do perfil estão completos

Em algumas redes, nem todos os campos são obrigatórios e algumas informações podem ficar em branco, mas devem ser preenchidos todos os tópicos importantes para o seu negócio. 

Em algumas plataformas variam a quantidade de informações, caracteres que você pode fornecer, mas pelo menos as informações principais sobre a empresa, de contato, seu nome, nome da empresa, geolocalização, url do site, redes sociais e todas as informações comerciais importantes se possível devem constar.

  • Descubra os influenciadores seguidos em seu nicho

A mídia social não resume a quem está seguindo você, mas também quem você está seguindo também.  Busque por pessoas que você admira ou gosta, especialmente no seu setor empresarial e conecte-se a elas. Faça comentários, compartilhe conteúdo e procure desenvolver um relacionamento.

  • Integre ferramentas de mídia social em seu site ou blog. 

Existem inúmeras ferramentas para adicionar a possibilidade do visitante de seu blog ou site seguir ou compartilhar nas mídias sociais. No mínimo é ter links em todas as páginas para que isso possa ser feito.

Se sua plataforma é WordPress é só fazer uma pesquisa no diretório de plugins, há uma variedade de opções que podem ajudá-lo a otimizar seu compartilhamento de mídia social. 

Se não for WordPress, existem muitas outras ferramentas de marketing de mídia social que você pode usar, dependendo de suas necessidades e das plataformas utilizadas.

  • Estabeleça quais resultados você quer da mídia social.

Acreditamos que o seu objetivo principal é ter clientes e vendas, caso contrário o negócio não prospera, mas postar a toda hora vendendo seus produtos ou serviços, não funciona e na verdade resulta em perda de seguidores. O que se pode fazer é pensar no que postar que pode levar a vendas e aumentar o tráfego para o site, por exemplo informações e curiosidades sobre solução de problemas ou situações e dores que seus produtos e serviços resolvem.

Quando postar pense em objetivos tais como,  aumentar o número de leitores no seu blog, obter mais assinantes de e-mail, aumentar a influência, credibilidade com seu mercado-alvo, construir relacionamento entre outros.

O mais importante a considerar é que cada postagem de mídia social que você fizer deve ter em mente a busca de um resultado como objetivo final.

Segundo passo: Compartilhar nas Redes Sociais

Quando se trata de mídia social, você tem duas tarefas:

  1. Compartilhe coisas para atingir seus objetivos acima
  2. Envolva-se com outras pessoas.

Compartilhamento.

O maior desafio no compartilhamento de mídia social é maximizar sua exposição. Isso não é muito fácil porque cada plataforma é diferente. Há limitação no número de caracteres e outros envolvem principalmente imagens e vídeos. Aqui estão etapas fáceis para planejar sua estratégia de compartilhamento:

  • Decidir o que você estará compartilhando.

Quer seja uma nova postagem de blog, promovendo um ebook, um boletim informativo, promoção cruzada nas diversas mídias sociais, brindes entre outras, é importante ter em mente que deverá ter uma variedade de coisas para compartilhar.

  • Decida como compartilhar

Vai postar um texto? Uma selfie adicionando uma sobreposição de texto? Um vídeo? O texto funciona, mas o que tem provocado maior engajamento são vídeos e stories. Existem muitos lugares para obter imagens, criação de vídeos sem custos ou bastante acessíveis como Canvas, Invideo, entre outras tantas e que possibilitam se ajustar aos tamanhos diversos exigidos por cada rede, bastando para tanto selecionar e o tamanho certo é fornecido.

  • Criar um calendário de publicações.

Ter um calendário, uma planilha de mídia social ajuda a lembrar de postar e também o que postar. Você tem muitas opções de ferramentas que permitem agendar conteúdo, programação de postagem e repostagem, isto automatizadas ou manuais, escolha a mais amigável para você.

  • Faça o acompanhamento

De nada adianta todo o trabalho de criação, postagem e compartilhamento se você não tem as informações de quais postagens estão alcançando os resultados desejados. Use por exemplo o Google Analytics que irá lhe oferecer relatórios para direcionar suas ações em postagens e manter o tráfego alto.

Envolvimento

Esta é uma área crucial para o sucesso na mídia social e exige uma atenção especial dos proprietários de empresas residenciais. De nada adianta ficar postando conteúdo o tempo todo e não observar o que os outros estão fazendo. É o mesmo que estar numa festa e o tempo todo apenas falar sobre você, vai acabar ficando de lado.

Então você já preparou seu conteúdo, tem um calendário e ferramentas para auxiliar na publicação, agora é comentar, compartilhar e interagir com outras pessoas. 

  • Agendar uma ou duas vezes ao dia para fazer engajamento nas redes

Destinar 15 a 20 minutos diários no total, com o objetivo tão somente para se envolver com seus seguidores e com aqueles que você segue. Um cuidado especial para não se distrair e ficar tempo demais, use para isso um limitador de tempo, um cronômetro.

  • Compartilhe conteúdo de interesse para sua rede.

Faça pesquisa, utilize feeds ou curadores de conteúdo para encontrar material em seu setor e que seus seguidores possam estar interessados.

  • Compartilhe postagens de quem você segue

Compartilhar conteúdo de outras pessoas é uma boa prática, pois normalmente elas retribuem com compartilhamento do seu conteúdo também.

  • Fazer comentários construtivos em posts de seus seguidores, é uma maneira de tornar-se parte da conversa.

Essa ação é muito prática e aumenta o relacionamento e as chances de se envolverem e compartilharem com você.

  • Nunca deixar de responder a outras pessoas que comentam sua postagens

Nunca ignore as pessoas que estão falando com você. Seja proativo ofereça atenção. As pessoas preferem realizar negócios com empresas responsivas.  

Finalmente

A mídia social não é  aquela tarefa configure e esqueça.

O envolvimento deve ser diário, seguir seu plano, acompanhar os resultados, reavaliar suas ações vendo o que está dando certo e o que não, assim você evita o matar um leão todo dia, agiliza o processo e garante o máximo de resultados. 

Celio Bernardi

Sócio fundador boxcis.com

Boxcis
Author: Boxcis

Compartilhe este Post

Você quer mais negócios?

Ei, somos o Boxcis.

Nosso maior propósito é fazer sua empresa crescer!

Você quer isso para você?

Mais negócios na crise

Sobre o Boxcis

O Boxcis é uma plataforma constituída por um diretório de empresas dos segmentos de Comércio, Indústria e Serviços. Tem como base de clientes Associações, Sindicatos, Federações e Confederações Empresariais, que atuam para fortalecer a geração de negócios B2B, B2C, entre os membros participantes dessa grande rede associativista. O Boxcis gera oportunidades para Fabricantes, Fornecedores, Representantes, Importadores, Exportadores e Consumidores para a realização de negócios.


Warning: Undefined array key "display" in /home/boxcis/public_html/wp-content/themes/listimia/inc/widgets/class-widget-recent-posts.php on line 115

Warning: Undefined array key "items_per_row" in /home/boxcis/public_html/wp-content/themes/listimia/inc/widgets/class-widget-recent-posts.php on line 116
Posts recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.