É possível encontrar palavras-chave certas e obter uma classificação na primeira página do Google?

Você tem um negócio local ou seja com endereço, loja de cimento e tijolo e está buscando o crescimento de sua empresa, obter mais clientes, fazer mais vendas e está com problemas para direcionar um tráfego lucrativo para seu site. 

Já te informaram que você precisa encontrar as palavras-chave certas para que esse tráfego encontre você quando estão às compras? E não está sendo fácil? 

Você não está sozinho. Quase a totalidade das empresas enfrentam o problema e não conseguem se classificar para todas as palavras relevantes para seus negócios.

Mas respondendo a pergunta se é possível encontrar palavras-chave certas e obter uma classificação de primeira página do Google ou de outros mecanismos de pesquisa? Sim é possível, não é fácil, porém vamos aqui ver maneiras de escolhê-las.

O primeiro ponto a considerar é o que são estas palavras-chave no contexto de SEO.

São as palavras e frases que os consumidores, seus potenciais clientes, digitam nos mecanismos de busca para encontrar os produtos e serviços que estão procurando e que podem ser fornecidos por sua empresa. 

Por exemplo, para melhor entender, vamos imaginar que sua empresa é uma revenda de bicicletas e atende os segmentos masculinos e femininos amantes do ciclismo. 

As pessoas que estão aderindo a prática poderão pesquisar por “bicicletas de passeio feminina” ou “masculina” ou simplesmente “bicicleta de passeio” “bicicleta equipada para passeio”. 

As variações são inúmeras, o mais importante aqui é imaginar como, com que palavras elas farão a pesquisa. Além de imaginar, é importante pesquisar junto a esse público alvo, como eles pesquisam.

Isso é extremamente importante, porque define toda a base para otimização de mecanismos de pesquisa. 

O objetivo básico do SEO é classificar suas páginas para essas palavras-chave que o público consumidor está procurando. 

Agora imagine se sua empresa não está aparecendo quando estas pesquisas estão ocorrendo, a coisa fica meio sem sentido. Os possíveis negócios estão sendo direcionados para o concorrente.

Todo o esforço seu deverá ser direcionado a encontrar as palavras-chave que as pessoas estão inserindo nos motores de busca.

Então como você escolhe as palavras que valem a pena segmentar? 

“Descobrindo o volume de pesquisa” 

Por exemplo para a categoria de negócio bicicletas citado acima encontramos:

bicicleta feminina – um volume de pesquisa no intervalo de 1 mês 49.500, custo por click R$0,50 – nível de concorrência altíssimo e dificuldade de SEO 75 concorrência alta na busca orgânica.

Para a busca bicicleta feminina aro 26 – temos 18.100 pesquisas no intervalo de 1 mês, custo por click R$0,60 nível de concorrência altíssimo e dificuldade de SEO 81.

Temos aqui uma noção do potencial de negócios que representa o tráfego total que a empresa poderia obter se classificasse no topo do Google para a palavra-chave.

Citamos aqui duas métricas apuradas com ferramentas que utilizamos aqui no Boxcis, porém são muitas as variações possíveis, dependendo do seu nicho e modelo de negócios.

E por falar sobre ferramentas, existem por aí inúmeras ferramentas profissionais de pesquisa de palavras-chave, que oferecem uma riqueza de informações que nos ajudam a descobrir volume de pesquisa, pontuações de dificuldade e outras métricas de SEO, porém nem sempre está dentro das condições para as pequenas empresas a compra destes softwares. Faça uma pesquisa, você encontrará ferramentas gratuitas que atendem perfeitamente quem está começando.  

Digamos que você tenha um site sobre bicicletas. A principal maneira que você ganha dinheiro é vendendo bicicletas novas e acessórios para a prática do ciclismo. 

Vamos deixar de lado as ferramentas dedicadas e utilizadas pelos profissionais de marketing e vamos resolver o problema com as próprias mãos.

Temos gratuitamente uma ferramenta para determinar, analisar e avaliar o volume de pesquisa e a competitividade das palavras-chave que é a função de pesquisa do Google.

Vamos na prática: Vá até o Google e comece a digitar a palavra chave de destino, letra por letra, até que ela apareça na caixa de preenchimento automático, as sugestões que aparecem abaixo do campo de pesquisa.

O que estou repassando aqui é uma técnica que descobri de autoria de Harry Notis que passo a descrever.

“Quanto menos letras, mais volume de pesquisa a palavra-chave tem.

Isso porque quanto mais popular o termo, mais rápido e com mais frequência o Google Autocomplete o sugere.

A desvantagem dessa abordagem é que não há como determinar o volume de pesquisa exato.

No entanto, na opinião do Harry, a correlação entre o número de letras que você precisa digitar antes que uma palavra-chave apareça no Autocomplete do Google e seu respectivo volume de pesquisa é algo assim:

  • N০ de letras escritas: 1% – 20% = Volume de pesquisa: muito alto
  • N০ de letras escritas: 21% – 40% = Volume de pesquisa: Alto
  • N০ de letras escritas: 41% – 60% = Volume de pesquisa: médio
  • N০ de letras escritas: 61% – 80% = Volume de pesquisa: baixo
  • N০ de letras escritas: 81% – 100% = Volume de pesquisa: muito  baixa.”

Vamos no nosso exemplo, a palavra chave “bicicleta feminina aro 26”, temos 22 caracteres e conforme está na captura da tela abaixo, aparece na caixa autocomplete do Google depois de digitar os 10 primeiros.

10 caracteres de 22 corresponde a 45,45%.

Com base na correlação descrita acima, o volume de pesquisa da palavra-chave “bicicleta feminina aro 26” se enquadra no espectro  médio.

Com base nesta constatação de que minha palavra de destino tem um volume de pesquisa decente, é possível prosseguir com uma análise competitiva completa.

O passo seguinte é focar nos sites que classificam nos primeiros 15 lugares das SERPs do Google.

Se perceber que a maioria dos sites são de marcas muito bem estabelecidas, provavelmente não é oportuno se incomodar em cobrir a palavra-chave, tendo em vista que pode não conseguir classificar em uma posição que realmente possa receber tráfego.

Caso isso não se configure e veja a possibilidade de competir, é hora de começar a examinar o conteúdo deles para descobrir possíveis melhorias como:

  • Resolvendo mais problemas
  • Oferecendo um ponto de vista diferente
  • Fazendo pesquisas mais aprofundadas
  • Adicionando gráficos e vídeos
  • Citação de dados precisos
  • Referenciando fontes confiáveis
  • Criar uma estrutura melhor.

Finalmente, vou escrever e publicar artigos mais envolventes, com mais profundidade e valiosos que podem superar os publicados pelos meus concorrentes.

Focar na publicação de conteúdo mais valioso possível de alta qualidade tende a ter uma classificação muito mais alta nas SERPs do Google de forma relativamente rápida.

O mais importante neste processo para encontrar as palavras-chave é ter em mente: 

  1. Obter as palavras-chave que tenham demanda na pesquisa;
  2. Que tenham potencial de tráfego;
  3. Que tenham potencial de negócios;
  4. Que correspondam para a intenção das pesquisas;
  5. Saber o quão difícil é classificar no topo de pesquisa do Google.

Lembre-se que o potencial de negócios é simplesmente o valor que uma palavra-chave tem para o seu negócio.

Quanto mais você dedicar seu tempo para que as palavras-chave possam corresponder a intenção do pesquisador, mais possibilidades de vendas, faturamento e crescimento para sua empresa.

Se entender que faz sentido para sua empresa estar melhor classificada nos mecanismos de pesquisa e está sendo difícil conduzir este processo sozinho, conte com a equipe do Boxcis a gente pode te ajudar.

Entre em contato conosco.

Equipe Boxcis

“Tudo que vendemos é o crescimento de sua empresa”.

Boxcis
Author: Boxcis

Compartilhe este Post

Você quer mais negócios?

Ei, somos o Boxcis.

Nosso maior propósito é fazer sua empresa crescer!

Você quer isso para você?

Mais negócios na crise

Sobre o Boxcis

O Boxcis é uma plataforma constituída por um diretório de empresas dos segmentos de Comércio, Indústria e Serviços. Tem como base de clientes Associações, Sindicatos, Federações e Confederações Empresariais, que atuam para fortalecer a geração de negócios B2B, B2C, entre os membros participantes dessa grande rede associativista. O Boxcis gera oportunidades para Fabricantes, Fornecedores, Representantes, Importadores, Exportadores e Consumidores para a realização de negócios.


Warning: Undefined array key "display" in /home/boxcis/public_html/wp-content/themes/listimia/inc/widgets/class-widget-recent-posts.php on line 115

Warning: Undefined array key "items_per_row" in /home/boxcis/public_html/wp-content/themes/listimia/inc/widgets/class-widget-recent-posts.php on line 116
Posts recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.