Loja física e Online realidade ao alcance do empreendedor

Quatro situações para o seu negócio.

Sobre o Autor –  Celio Bernardi Jr

Celio é um dos fundadores e o CEO do Boxcis Serviços Digitais.

Ele é o gestor da plataforma e se concentra em todas as estratégias que são direcionadas para auxiliar as empresas associadas e atingir os objetivos de crescimento e participação no cenário de negócios no Brasil.

É um apaixonado pelo associativismo, participa ativamente há mais de 12 anos nos movimentos de jovens empresários e no meio empresarial, tais como CONAJE – Confederação Nacional de Jovens Empresários, CEJESC – Conselho Estadual de Jovens Empreendedores,  ACIF JOVEM – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis Jovem e atualmente exercendo a função de Diretor Financeiro da ACIF.

Introdução

Empreendedor de negócios.

Você está a procura de maneiras de obter mais clientes, mais negócios, mais rentabilidade para sua empresa e fazer o trabalho que você realmente gosta de fazer?

Ou criando a possibilidade de incrementar suas vendas nos próximos meses… sem a necessidade de ter que gastar mais para isso?

Se o seu interesse é por cenários como os descritos acima, estas serão as informações mais úteis que você lerá.

Queremos compartilhar com você, o que acreditamos ser uma solução para os empreendedores de negócios que buscam espaço para competir no mercado em igualdade de condições em qualquer cenário.

Quando você usar essas estratégias, a presença nos mecanismos de pesquisa e a necessidade de estar na palma da mão do consumidor, não será mais um problema.

Inúmeras empresas que se utilizam dessas estratégias, tem comprovado e experimentado novas oportunidades e consequente crescimento de negócios e superado a concorrência.

Como nós sabemos?

Porque as empresas estão utilizando na prática e obtendo vantagens em relação aos concorrentes, pois figuram nas primeiras páginas dos mecanismos de pesquisa.

Você sabe que a visibilidade do seu negócio cria oportunidades de vendas.

Aqui você encontrará uma forma prática, sem segredos, para construir seu espaço transformando sua loja física em uma loja online.

É o sonho de praticamente todas as empresas, desde as grandes corporações, aos pequenos empreendedores de micro e pequenas empresas, desejando encontrar clientes e vender seus produtos online.

A pergunta que vem logo de cara : É fácil?

Eu diria que é difícil, porque o pequeno proprietário de negócios não tem tempo, experiência e dinheiro para se tornar hábil o suficiente para competir online com os grandes marketplaces do mercado  e figuram como solução ao pequeno negócio.

Se destaca a grande questão e a preocupação dos pequenos proprietários de negócios sobre o futuro do pequeno negócio local: esses grandes marketplaces dominarão tudo, ou terão outras soluções que poderão capacitar os pequenos a terem o sucesso no mercado? 

Loja física e online realidade ao seu alcance.

Os caminhos existem para quem deseja vender seus produtos na internet, ou você faz isso sozinho, ou se conecta com essas potências online.Em ambos os casos você se depara com desvantagens, ou seja:

Situação 1 

Ter o seu próprio site de ecommerce, sem se associar com terceiros e estar preparado para:

  • Custo inicial de criação se ainda não tem site; os valores variam de acordo com suas necessidades específicas, tipo de plataforma, tamanho. Todos esses aspectos é bom falar com especialistas em criação de sites, eles poderão ajudar na melhor escolha.
  • Custo com identidade visual;
  • Custo de manutenção;
  • Custos de hospedagem;
  • Custo de pessoal para gerenciar seu site, lidar com pedidos e envios de mercadorias;
  • Custo de investimento em estoque;
  • Custos em marketing para não ficar na torcida para ser encontrado.
  • Outras despesas.

Situação 2  

Associar aos Marketplaces

No período da pandemia da covid19, houve um crescimento acelerado do ecommerce com volumes de negócios superando todas as expectativas.

Muitos proprietários de lojas físicas se depararam com constantes alterações de regras de funcionamento e sentiram a necessidade em disponibilizar seus produtos para venda no comércio online.

Os marketplaces se apresentaram como a solução imediata e ideal, porém você também deve estar preparado para entregar:

  • Pagamentos e remessas;
  • Controle e fidelização dos clientes;
  • desistir de grande parte das vendas com taxas de comissão.

Existem inúmeras opções no mercado para você escolher, mas o importante é considerar todos os custos, comissão e margem de lucro necessária para justificar a operação.

É um trabalho de pesquisa necessário para sua decisão final.

Às vezes o custo envolvido nestas operações tornam sua investida inviável ou ainda sem os resultados desejados para seu negócio.

Situação 3

Empresas de Tecnologia

Outra opção interessante com se apresenta são as empresas de tecnologia, que dispõem de ferramentas que possibilitam empresas físicas a se tornarem digitais e alcançarem o público sem perder a independência.

Podemos citar aqui algumas como Facebook e seus aplicativos Instagram e WhatsApp.

Google Shopping.

Todas essas opções utilizam a abordagem de faça você mesmo seus negócios online.

Em todas essas possibilidades o empreendedor vai se deparar com a necessidade de investimento em tempo e dinheiro, seja na condução do empreendimento, administração e publicidade ou ainda na contratação de pessoal especializado na prestação de serviços nestas plataformas.

Deixamos aqui de detalhar as características e opinião de qual seria a mais interessante para o seu negócio. 

Na internet, com tempo e paciência você encontra materiais, literaturas, vídeos disponibilizados pelas próprias empresas de tecnologia,  por profissionais de agências,  empresas especializadas e experts no assunto.

Situação 4 

 Plataforma BOXCIS.COM

Talvez o mais interessante no momento para o pequeno negócio que está inserido no mercado e que busca a oportunidade de alcançar os consumidores que fazem suas buscas por produtos na internet.

É um ambiente voltado exclusivamente para negócios.

Possibilita a você colocar sua empresa no mapa da cidade. Sim, é usado um sistema de geolocalização.

O consumidor ou parceiro na plataforma, quando da necessidade de determinado produto ou serviço, faz a busca para encontrar empresas próximas ou num determinado perímetro que for de sua preferência.

Pode refinar a busca por empresas que fazem parte de sua associação ou com ofertas especiais, entre outros.

Estas buscas podem acontecer em todos os aparelhos com acesso a internet, ou seja: desktop, notebook, pads e celulares. 

O site é totalmente responsivo, adaptando-se a qualquer tipo de tela.

Ainda poderá acessar através  de aplicativo disponível nos sistemas IOS e Android.

Vamos justificar a você com um passo a passo as inúmeras possibilidades que sua empresa terá na obtenção de mais clientes e novas oportunidades de crescimento.

De forma simples você faz seu cadastro. https://boxcis.com/boxcis-para-empresas/ 

Confirma a inscrição em seu e-mail utilizado no cadastramento e pode criar  a página de negócios para sua empresa.

Na sua página da empresa você apresenta seus produtos e serviços, presta todas as informações sobre os problemas que você resolve e ainda tem a possibilidade de mostrar quem é você  disponibilizando espaço para quem quiser se relacionar com você e sua empresa. 

Na página da empresa tem:

  • SOBRE – Espaço para falar sobre a empresa.Seus produtos e serviços oferecidos.  Na plataforma o espaço SOBRE também é destinado a postar um vídeo pitch. 

Este vídeo tem o suporte da equipe do Boxcis desde a gravação, edição e publicação.

  • GALERIA – Destinado a postagem de imagens da empresa ou pertinentes a produtos e detalhes de identidade visual.
  • COMO CHEGAR – Um mapa com geolocalização de seu endereço comercial para orientação aos consumidores de como chegar até você.
  • COMENTÁRIOS –  Espaço para prova social. É um espelho sensacional para a sua empresa onde usuários mostram o valor de sua empresa, seus serviços, a qualidade de seu atendimento e também oportunidade de relacionamento e solução de eventuais problemas ou dificuldades que porventura teus clientes tenham enfrentado.
  • LINKS – Links para todas as redes sociais, para seu site se tiver, email e telefone e WhatsApp. Possibilita que o usuário possa conhecer melhor você e sua empresa, entrar em contato direto com o empreendedor ou sua empresa. 
  • INFORMAÇÕES GERAIS – Endereço, classificação da categoria e link para integração com as redes sociais.
  • VERIFICAÇÃO – Indicação de credibilidade
  • DESTACADO –  Utilizado para destaque da empresa na classificação das buscas dentro da plataforma.

Ranqueamento nos mecanismos de pesquisa

Antes de entrarmos nos aspectos técnicos, gostaríamos de fazer algumas considerações sobre o que estamos vendo e informações de experts sobre o futuro do mercado consumidor.

A pandemia COVID-19 provocou desafios significativos no setor de varejo e nos negócios em geral.

Muitas tendências se aceleraram, principalmente no e-commerce com um salto de crescimento nunca visto antes. 

Os consumidores foram se adaptando às mudanças e exigências das autoridades nos requisitos de saúde e segurança.

Este novo comportamento das pessoas buscando opções de atendimento fora das lojas, retirada no local e entregas a domicílio foram se acomodando.

Hoje estamos vivenciando novas tendências de consumo que exigem a adoção de novos planos para superar os desafios que se impõem a fim de capitalizar as oportunidades.

As lojas físicas situadas desde pequenos e grandes  municípios e nas regiões metropolitanas, vem sentindo na carne os reveses desta interrupção e a necessidade de se adaptar aos novos tempos.

O mundo físico e digital está se fundindo, com novas tecnologias revolucionando e forçando mudanças e inovações.

Os consumidores esperam respostas rápidas e experiências sem atrito e um atendimento rápido e eficaz.

Mais de 60% das pesquisas de compra hoje começam no mobile, com tendências de crescimento, o smartphone está na mão do consumidor e sua empresa precisa estar lá.

Mais de 90% das pesquisas por produtos e serviços se iniciam nos mecanismos de busca e sua empresa precisa estar lá, aparecer.

Se não aparecer quem vende é o concorrente que está de alguma forma presente. 

Consideramos este o grande calcanhar de aquiles dos pequenos negócios locais.

O empresário hoje precisa vender, se não vender o negócio morre. 

Sem promessas como as feitas por gurus do marketing digital em colocar sua empresa na primeira página do google……

No BOXCIS realizamos na sua página de negócios de sua empresa, todo o rankeamento interno com uso de ferramentas objetivando melhor classificação nos mecanismos de busca. 

Não prometemos sua empresa na primeira página, mas trabalhamos e nos dedicamos muito para conseguir isso. 

Nos orgulhamos e podemos comprovar com inúmeros empreendedores que fazem parte da plataforma suas empresas figurando entre as primeiras classificações.

APLICATIVO BOXCIS – nas plataformas IOS e Android

Sua empresa literalmente está na mão do consumidor.

Todo nosso esforço e orientação com a base de clientes é para baixar o aplicativo.

Da mesma forma incentivar para que cada empreendedor oriente seus colaboradores a fazerem o mesmo.

Criar um espírito de corpo dentro da empresa e disseminar nas redes sociais da empresa e nas redes particulares desses colaboradores pedindo aos seus amigos que baixem o aplicativo e que antes de qualquer oportunidade de consumo por produtos que sua empresa vende, façam o contato solicitando informações e cotações.

Afinal quem é que paga os salários, não é a sua empresa? Nada mais justo a valorização da empresa a qual pertence.

O exercício aqui é imaginar – cada empresa participante – adotando o mesmo procedimento, em curto espaço de tempo a empresa de cada empreendedor se tornará uma opção de realização de negócios. 

Mostramos aqui, algumas possibilidades para que você possa atrair seu público, conseguir posicionar sua empresa nas buscas dos consumidores e aumentar suas vendas.

Não é tapar o sol com a peneira, somos honestos com você: conseguir a primeira página dos mecanismos de pesquisa, aumentar suas vendas, conseguir mais clientes, não é tarefa fácil.

O principal está com você, precisa querer fazer isso. São diversas situações apresentadas, é necessário ação para fazer acontecer.

Agora é com você.

Para saber mais sobre Boxcis, visite-nos em https://www.boxcis.com/

Obrigado pela leitura.

Se tiver sugestões ou ideias para enriquecer o texto, aproveite o espaço para comentários, isso pode ajudar outros empreendedores que estão no mercado a encontrar melhores soluções para os seus negócios.

Boxcis
Author: Boxcis

Compartilhe:

Compartilhe este Post

Você quer mais negócios?

Ei, somos o Boxcis.

Nosso maior propósito é fazer sua empresa crescer!

Você quer isso para você?

Mais negócios na crise

Sobre o Boxcis

O Boxcis é uma plataforma constituída por um diretório de empresas dos segmentos de Comércio, Indústria e Serviços. Tem como base de clientes Associações, Sindicatos, Federações e Confederações Empresariais, que atuam para fortalecer a geração de negócios B2B, B2C, entre os membros participantes dessa grande rede associativista. O Boxcis gera oportunidades para Fabricantes, Fornecedores, Representantes, Importadores, Exportadores e Consumidores para a realização de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *