O MAIOR segredo do marketing local

Escutar o Post agora.

Minha empresa está situada no mercado local em um universo de milhares empresas locais, muitas delas competindo na mesma categoria de minha empresa.

Quando realizo uma pesquisa em meu smartphone ou notebook, semelhante as pesquisas realizadas pelos potenciais consumidores, observo que empresas concorrentes tem se classificado melhor, nas primeiras posições.

Preciso urgentemente mudar essa situação, estou perdendo espaço para a concorrência, perdendo negócios. Busquei pesquisar, analisar o porque esta situação está ocorrendo. As descobertas de que as listagens online, gerenciamento de conhecimento digital e as avaliações podem ser o marketing local mais importante que a empresa pode ter.

Sem dúvida o marketing de mídia social é necessário e importante, bem como um site de boa qualidade com conteúdo de interesse de seu mercado alvo e outros aspectos da presença digital da sua empresa, porém cuidar das listagens e avaliações online deve ser a prioridade número um da sua empresa.

Quer saber por quê? Continue assistindo, ou se preferir ler a transcrição ou ouvir enquanto você se dedica a outras atividades em sua empresa..

Aqui estão pontos-chave a serem lembrados ao comercializar sua empresa online:

Presença online não é mais suficiente.  

Os sites são importantes para promover seu negócio, e mostrar os caminhos para compras e informações. Mas fazer com que os clientes encontrem sua empresa local online, é o que realmente conta é o mais importante.

Você já analisou a quantidade de visitas que seu site recebe?

É possível que a maioria dos clientes em potencial nunca verá seu site.  Na verdade, em média, as pessoas têm três vezes mais chances de ver sua empresa no Google Meu Negócio, Facebook, Boxcis, FourSquare ou sites semelhantes. É ali que em muitas oportunidades eles vão decidir se vão optar por sua empresa com base nas informações e avaliações que encontram nestas plataformas.

Em algumas categorias de negócios isso é ainda mais verdadeiro

Só para exemplificar, se você é dono de um restaurante local, as pessoas que estão fazendo buscas em seus smartphones por “restaurantes perto de mim”, as estatísticas mostram  que tem em média 10 vezes mais chances de encontrar seu restaurante em um site de diretório de empresas locais. É ali mesmo que eles decidem se a escolha vai recair no seu menu ou no do concorrente, isso sem visitar a página de seu site.

O “caminho para a compra” está acontecendo em sites e plataformas de terceiros.

Isso quer dizer que grande percentual de consumidores estão tomando decisões de compra de produtos ou serviços, visitando seu site ou não, com base nos diretórios de empresas locais, observando as listagens e avaliações ali existentes. Por isso é importante para seu negócio gerenciar essas páginas – digamos Google Meu negócio, Boxcis.com,  inserindo informações de contato, produtos ou serviços, horário de funcionamento, endereço e outras informações importantes para melhor conhecimento do seu negócio.

Seu site é importante. É o endereço de sua casa na internet.

Então imagine que o consumidor que está em compras e nas suas pesquisas encontra você por meio de um site de avaliação ou listagem ou de diretório de empresas locais e quer saber mais. É no seu endereço que ele vai encontrar mais informações e fatos, ofertas e uma ideia geral do que você oferece.

Ainda assim, enquanto um site pode levar muito tempo para começar a funcionar da maneira que você deseja, as suas listagens podem ser gerenciadas e a exemplo do boxcis que é dotado de ferramentas de indexação e geolocalização pode gerar uma melhor classificação nos mecanismos de pesquisa e gerar negócios em curtíssimo espaço de tempo.

A participação nas mídias sociais, principalmente onde seus consumidores estão ativos é imprescindível  

Acredito que você é ciente  da importância de estar presente nas mídias sociais, principalmente naquelas que os consumidores alvo de sua empresa estão participando. Hoje a lista é bastante grande, os principais são Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest, Tik Tok, entre outros.

Mas aqui está algo para você raciocinar, o tempo de vida de um Tweet pode ser de poucos minutos, depois disso as pessoas esquecem, da mesma forma postagens no Facebook duram algumas horas e assim como em outras redes sociais as postagens podem não ser duradouras. 

Nas páginas de negócios de sua empresa, nas listagens, elas são duradouras e somente se alteram quando você assim o desejar ou quando da inclusão de novas informações. 

Concentre seus esforços lá.

As avaliações é um dos fatores que ajudam no jogo. 

Pense em como você faz sua pesquisa. Qual o peso das avaliações na sua decisão de escolha? Da mesma forma para os consumidores pode fazer toda a diferença entre ser seu cliente ou perder para um concorrente. Por exemplo, se um cliente pesquisar no Google algo como “melhor sorveteria perto de mim”, a sorveteria com as melhores avaliações provavelmente estará na primeira página.

Mas, o MAIOR segredo do marketing local é esse. 

Quando falamos de marketing on-line, comece primeiro a dar ênfase em gerenciar listagens locais e avaliações de clientes primeiro e mídias sociais depois – Sua empresa será sempre encontrada na pesquisa local.

Celio Antonio Bernardi

Socio Fundador Boxcis.com

“Tudo que vendemos é o crescimento do seu negócio”.

Boxcis
Author: Boxcis

Compartilhe este Post

Você quer mais negócios?

Ei, somos o Boxcis.

Nosso maior propósito é fazer sua empresa crescer!

Você quer isso para você?

Mais negócios na crise

Sobre o Boxcis

O Boxcis é uma plataforma constituída por um diretório de empresas dos segmentos de Comércio, Indústria e Serviços. Tem como base de clientes Associações, Sindicatos, Federações e Confederações Empresariais, que atuam para fortalecer a geração de negócios B2B, B2C, entre os membros participantes dessa grande rede associativista. O Boxcis gera oportunidades para Fabricantes, Fornecedores, Representantes, Importadores, Exportadores e Consumidores para a realização de negócios.


Warning: Undefined array key "display" in /home/boxcis/public_html/wp-content/themes/listimia/inc/widgets/class-widget-recent-posts.php on line 115

Warning: Undefined array key "items_per_row" in /home/boxcis/public_html/wp-content/themes/listimia/inc/widgets/class-widget-recent-posts.php on line 116
Posts recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O MAIOR segredo do marketing local 15 dicas de marketing local Sua empresa tem um plano de vendas? Vai empreender? Dicas de acordo com sócios Como criar um ótimo site para sua empresa