SEO – Uma pequena introdução

Agora é hora de olhar para um dos maiores pilares do marketing na internet de todos: SEO

SEO é  Search Engine Marketing e isso basicamente significa o que você está tentando fazer com que seu site apareça nos resultados de pesquisa. 

Mas hoje não é mais qualquer resultado, você precisa estar na primeira página, caso contrário estará perdendo negócios, consequentemente diminuindo o faturamento e colocando em risco seu negócio. Simples assim, se não aparece, seu negócio não existe.

É claro que você não poderá aparecer no topo de todos os resultados de pesquisa e, portanto, é aí que entra todo o trabalho de segmentação e indexação de palavras-chave.

É um trabalho que exige atenção direta, pois o Google está continuamente fazendo alterações do algoritmo.

Uma palavra-chave é essencialmente uma palavra ou frase que as pessoas utilizam para encontrar seu local. Quando as pessoas estão em compras on-line quase sempre começam com o Google. E quando isso acontece, começarão pesquisando o que desejam. Quando as buscas acontecem em compras no comércio local muitas vezes, isso significa que eles procuram algo como “algo perto de mim ou  produto tal”.

Um bom trabalho é imaginar como seus potenciais clientes fariam a busca. Mais do que isso é  pensar que hoje mais de 50% dessas buscas acontecem no mobile e feitas por voz.

Se você puder segmentar essa frase precisa para que sua página seja o resultado principal, você não apenas poderá atingir o grupo demográfico certo, mas também poderá segmentá-los no momento exato em que eles estiverem realmente planejando comprar alguma coisa. 

A mesma coisa acontece quando alguém procura informações – eles podem procurar por, como perder peso depois das festas  ou por material para fitness, clínica dental, dentista perto de mim, etc.

Novamente, você pode trazer mais pessoas para o seu site e, dessa forma, esperamos criar seguidores mais fiéis, simplesmente certificando-se de que suas páginas apareçam como os principais resultados para esses termos. 

Portanto,  SEO tem a enorme vantagem de ser altamente segmentado e permitir que você alcance qualquer pessoa e não apenas pessoas que são seus seguidores ou que fazem parte da mesma rede que seus seguidores.

O único problema é que o SEO também é indiscutivelmente mais complicado do que as outras formas de marketing e vai exigir mais conhecimento de você sobre o assunto. Caso entenda melhor poderá contratar pessoas ou empresas especializadas. Outra ainda se utilizar de ferramentas de SEO disponíveis no mercado que podem ajudar.

Como funciona o SEO

Para chegar ao topo do Google, o objetivo é tentar entender como o Google funciona, como o Google decide quais sites valem a pena e como você pode manipular esses fatores para levar seu site ao topo.

O Google funciona usando ‘aranhas’ ou ‘robôs’. São pequenos programas que pesquisam na web seguindo de um link para o outro.

Cada vez que eles encontram um novo site, eles adicionam esse site a um índice gigante e avaliam o assunto e a qualidade desse site observando quem está linkando para a página, como a página está organizada e qual o assunto o conteúdo parece ser.

Se soubéssemos exatamente como o algoritmo do Google funciona, poderíamos chegar ao topo dos resultados de pesquisa com certeza garantida. Como não sabemos disso, tudo o que podemos fazer é fazer suposições educadas e esperar que elas nos levem ao topo do Google.

SEO: antes e agora

Quando o Google se tornou o mecanismo de busca dominante, o algoritmo era bastante simples e geralmente muito bem compreendido pelos profissionais de marketing. Naquela época, sabíamos que:

  • O Google encontra sites procurando os seguintes links em sites que já estão no índice.
  • O Google pensa em um link como um testemunho. Quanto mais pessoas linkarem para o seu site, melhor ele deve ser.
  • O Google tenta fazer a correspondência dos termos de pesquisa com o conteúdo das suas páginas. Se você repetir a mesma frase com bastante frequência, terá mais chances de classificação para esse termo.

Naquela época, era fácil manipular o Google para fazer seus lances. Tudo o que você precisava fazer era criar um site com muito e muito conteúdo, repetir as mesmas palavras-chave várias vezes e obter muitos outros sites com links para você. Era literalmente uma questão de quem trabalhasse mais rápido chegaria ao topo do Google mais rápido.

Infelizmente, porém, isso também levou a algumas práticas muito ruins. As pessoas colocavam palavras-chave em seu texto, repetindo as mesmas poucas frases repetidamente. As pessoas pagariam por links. As pessoas se apropriavam de conteúdo e substituiam palavras por sinônimos e geralmente os resultados do Google começaram a ser dominados por spam.

Então, o Google reprimiu e introduziu algumas regras e algoritmos mais inteligentes. Essas atualizações em seu sistema eram conhecidas como ‘Penguin’ e ‘Panda’ e realmente abalaram a comunidade de marketing na internet. Hoje o Google é muito mais inteligente quando se trata de procurar conteúdo e agora valoriza em grande medida a qualidade sobre a quantidade.

Alguns exemplos das mudanças:

  • O Google agora penaliza sites por abuso de palavras-chave em conteúdos. 
  • O Google agora prefere conteúdo de formato longo e o recompensará assim
  • Google penaliza sites que se associam a sites de spam
  • Links de baixa qualidade são inúteis
  • Links de autoridades estabelecidas significam muito mais. 
  • O Google agora entende sinônimos e termos relacionados e procura ver que você tenha escrito sobre um assunto
  • O Google penaliza links de sites que não são relacionados ao seu
  • Google reprime com força links pagos
  • Google reprime duramente conteúdo roubado ou retrabalhado
  • O Google agora pode monitorar quanto tempo as pessoas passam em um site ou página. Se seus visitantes ficarem apenas um segundo antes de sair, o Google entenderá que isso significa que seu site não oferece nenhum valor real e você será penalizado.

Essas mudanças resultaram na remoção e perdas significativas na classificação de muitos sites que se utilizavam dessas artimanhas, vamos assim dizer.  Muitos se sentiram prejudicados, mas o mais importante é entender que as regras impostas às empresas são colocadas para que o Google possa atender plenamente a quem está fazendo buscas.

O Google atende a usuários que desejam usar o Google para encontrar conteúdo de alta qualidade. Assim, o principal e único objetivo do Google é garantir que o conteúdo que compartilha seja relevante e interessante para as pessoas que o procuram. 

Então, qual é a melhor maneira de lidar com um bom SEO?

Simples: certifique-se de que você está fornecendo conteúdo excelente e relevante. Ao fazer isso, você está se alinhando aos objetivos do Google. Portanto, todas as alterações que o Google fizer ajudarão mais pessoas a encontrar seu site.  

Práticas recomendadas de SEO moderno

Então, com tudo isso dito, como você faz o SEO para o seu site nos dias de hoje?

A primeira coisa a fazer é preencher seu site com o máximo de conteúdo relevante possível. Percebeu como SEO e marketing de conteúdo já andam de mãos dadas naturalmente? Idealmente, esse conteúdo deve ser longo (pelo menos ocasionalmente) e deve conter links para outros sites. Novamente, as mesmas coisas que tornam seu conteúdo de alta qualidade para seus leitores são as coisas que o Google quer ver.

Faça uma pesquisa de palavras-chave para descobrir o que as pessoas estão procurando e o que você deve tentar segmentar para obter o tráfego ideal para seu site. Você pode encontrar o volume de pessoas pesquisando termos específicos usando  de ferramentas pagas ou gratuitas como o Planejador de palavras-chave do Google . Tente certificar-se de que os termos que você procura não são muito competitivos, caso contrário você pode acabar indo contra muitos outros sites e dando a si mesmo uma tarefa impossível.

Como mencionado, porém, não é aconselhável ficar repetindo continuamente as mesmas palavras-chave. Procure ser mais objetivo, vinculando as palavras ao conteúdo algumas vezes, com parcimônia, enfim naturalmente de forma a não distrair o leitor. 

A partir daqui, você pode construir links de sites relevantes e de alta qualidade, se possível sites de grandes marcas, de interesse coletivo, de academias do conhecimento, veículos de notícias, enfim conhecidos. Sabe-se que é um tanto difícil a obtenção desses links, porém à medida que se obtém, valerá às vezes por milhares de outros links de sites desconhecidos.

Se você tem bom conhecimento sobre determinado assunto e habilidade para transmitir na escrita, pode se utilizar em construir links com blogs de renome, se oferecendo para escrever o conteúdo gratuitamente.

Esse conteúdo precisa ser relevante e de alta qualidade, para que eles sejam tentados a publicá-lo. Em vez de cobrar por sua escrita, você faz o acordo para vincular de volta ao seu site, dentro do corpo do texto.

SEO local

Uma maneira de evitar enfrentar as maiores empresas referência do seu nicho é focar no SEO local. 

SEO local é simplesmente SEO que coloca as palavras-chave locais na frente e no centro. Então, para a cidade que você está estabelecido, por exemplo com empresa de manutenção de ar condicionado, tentar classificar para aquela categoria de estabelecimento “ manutenção de ar condicionado em …sua cidade”. 

É muito mais fácil se tornar o número um para um termo de pesquisa específico e, mesmo se você estiver administrando um negócio que possa atender em vários locais ou região, pode ser uma boa ideia começar localmente e depois ramificar depois de criar um impulso local.

Finalizando, evite adotar maneiras que possam parecer spam ou tentativa de manipular ou tentar enganar o Google. Evite padrões e incentive seus clientes, visitantes a avaliarem seus produtos e serviços e compartilhar seu conteúdo. Isso sinaliza para o Google que realmente você é importante no seu nicho e uma empresa de qualidade e é uma boa indicação para quando buscarem por produtos e serviços que você oferece.

Ter em mente sempre a necessidade de criar conteúdo útil e interessante de forma que as pessoas queiram compartilhar e é claro tendo como premissa básica, objetivo os algoritmos do Google.

Se na sua empresa você adota alguma estratégia interessante nas práticas de SEO, comente, ficaríamos felizes com a possibilidade de compartilhar com outros empreendedores e assim ajudar na missão de crescimento dos negócios. 

Caso você gostaria de saber mais sobre SEO, análise da sua presença na internet e sobre a sua concorrência, entre em contato conosco.

Equipe Boxcis

“Tudo que vendemos é o crescimento de sua empresa”.

Boxcis
Author: Boxcis

Compartilhe este Post

Você quer mais negócios?

Ei, somos o Boxcis.

Nosso maior propósito é fazer sua empresa crescer!

Você quer isso para você?

Mais negócios na crise

Sobre o Boxcis

O Boxcis é uma plataforma constituída por um diretório de empresas dos segmentos de Comércio, Indústria e Serviços. Tem como base de clientes Associações, Sindicatos, Federações e Confederações Empresariais, que atuam para fortalecer a geração de negócios B2B, B2C, entre os membros participantes dessa grande rede associativista. O Boxcis gera oportunidades para Fabricantes, Fornecedores, Representantes, Importadores, Exportadores e Consumidores para a realização de negócios.


Warning: Undefined array key "display" in /home/boxcis/public_html/wp-content/themes/listimia/inc/widgets/class-widget-recent-posts.php on line 115

Warning: Undefined array key "items_per_row" in /home/boxcis/public_html/wp-content/themes/listimia/inc/widgets/class-widget-recent-posts.php on line 116
Posts recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.