Ser empreendedor e as alegrias e armadilhas em trabalhar por conta própria.

Pode haver muitos motivos que o levaram a iniciar seu negócio próprio, ser empreendedor.  

Pode ser por exemplo,  aquele de prestação de serviços de jardinagem ou seu ateliê de costura ou ainda aquele para cuidados da beleza ou para qualquer outra categoria de negócios.

É uma maneira natural de você usar suas habilidades nos exemplos acima citados, quer seja  para criar obras-primas nos jardins de seus clientes, projetando uma roupa de festa ou idealizando o corte especial para sua cliente, ou outra habilidade especial que você tenha, com o objetivo de  transformá-las em um negócio. 

Pode ser ainda a longa experiência obtida trabalhando para alguma empresa, onde você aprimorou suas habilidades; buscou treinamentos específicos para gestão e condução de uma empresa, você finalmente entende que pode fazer um trabalho melhor. 

Uma das maiores razões que as pessoas de todas as disciplinas dão para entrar no negócio por conta própria é que elas podem se livrar do chefe e, finalmente, decidir como o negócio será  administrado. 

Uma das grandes alegrias de administrar seu próprio negócio é que, quando você é um sucesso, a sensação de realização que você obtém ao ver seu negócio prosperar é uma emoção que você nunca experimentaria se passasse sua carreira trabalhando para outras pessoas.

Você também pode definir o tom e a “cultura corporativa” quando é você que possui e opera seu negócio. 

Quantas vezes você trabalhou para uma empresa em que os administradores ou gerentes  queriam que você trabalhasse duro para tornar o negócio deles um sucesso. Mas eles administradores ou gerentes  não sabiam nada ou muito pouco e não participaram junto colocando a mão na massa, fazendo o trabalho com você? 

Você pode corrigir isso obtendo o melhor de seus funcionários sendo um trabalhador tão duro quanto eles. E ao criar um espírito genuíno de trabalho em equipe e cooperação em seus funcionários, você obterá muito mais deles do que as práticas de gerenciamento fracassadas de seus empregadores anteriores.

Há uma velha piada sobre trabalhar para si mesmo que diz:

 “você terá um tolo como chefe e uma equipe preguiçosa”. 

Essa piada aponta que quando é você quem está no comando do negócio, de repente, o funcionamento das coisas ganha uma nova perspectiva. 

Agora é você quem percebe as falhas dos trabalhadores que você está pagando para tornar seu negócio um sucesso. 

Agora é você que nem sempre pode sair em todos os trabalhos e trabalhar lado a lado com eles porque você tem marketing para fazer ou você tem que se reunir com os investidores ou ficar para trás e trabalhar em aquisições de produtos, atendimento aos clientes e olhar para o fluxo de caixa e ou impostos.

A papelada e os detalhes de gerenciamento necessários para administrar uma empresa de sucesso são muitas vezes uma das coisas mais difíceis de se conduzir quando você é quem administra a empresa. 

A única coisa que você ama é usar suas habilidades que o levaram a abrir o negócio, os objetivos que fazem transformar o sonho em realidade e oferecer melhores produtos e serviços. 

Então, quando de repente você tem que passar o tempo de trabalho fazendo tarefas que acompanham o gerenciamento de uma empresa, você realmente se vê fazendo o que gosta menos e acaba em tarefas não tão prazerosas como mexer com a papelada e muito mais. 

Essa é uma séria desvantagem de possuir seu próprio negócio e são aspectos que você deve considerar e estar ciente antes de iniciar o negócio.

Você também trabalhará muito mais do que jamais imaginou que seria capaz de trabalhar quando estiver à frente do seu negócio. 

Quando você era um empregado, você pode ter trabalhado horas extras de vez em quando e, quando o fez, pode ter recebido um pagamento extra. 

Quando você possui o negócio, você vai viver e respirar esse negócio. 

Ele vai voltar para casa com você dormir com você e você vai trabalhar horas extras praticamente o tempo todo.

Esse tipo de compromisso acompanha o seu caminho quando você é o chefe. 

Como o negócio é “como um filho(a)”, é fácil ficar obcecado com o sucesso e encarar os problemas que surgem com dificuldade. Muitos operadores de pequenas empresas ficam com úlceras ou ficam sobrecarregados com facilidade. 

Você deve estar preparado para as demandas de possuir um negócio para que não prejudique sua vida familiar, porque essas demandas são reais e você deve estar pronto para elas com antecedência.

É muito emocionante possuir e operar seu próprio negócio. Mas o sucesso vem com um custo. Converse com outros empreendedores que iniciaram negócios semelhantes, para que você tenha uma ideia do caminho difícil que está por vir. 

Se você fizer isso, as armadilhas do trabalho de ser o proprietário de seu próprio negócio não vão te  surpreender e você aprenderá a ser um vencedor e a guiar seu novo negócio para um grande sucesso.

Comente abaixo,  quais armadilhas e alegrias você tem em ser um empreendedor, ter seu próprio negócio, assim você pode ajudar outros empreendedores na melhor condução de seus empreendimentos.

Celio Bernardi

Co-Fundador boxcis.com

Boxcis
Author: Boxcis

Compartilhe este Post

Você quer mais negócios?

Ei, somos o Boxcis.

Nosso maior propósito é fazer sua empresa crescer!

Você quer isso para você?

Mais negócios na crise

Sobre o Boxcis

O Boxcis é uma plataforma constituída por um diretório de empresas dos segmentos de Comércio, Indústria e Serviços. Tem como base de clientes Associações, Sindicatos, Federações e Confederações Empresariais, que atuam para fortalecer a geração de negócios B2B, B2C, entre os membros participantes dessa grande rede associativista. O Boxcis gera oportunidades para Fabricantes, Fornecedores, Representantes, Importadores, Exportadores e Consumidores para a realização de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.