Técnicas de marketing para micro e pequenas empresas

A ideia de iniciar e administrar um pequeno negócio com baixo orçamento é sempre um tema quente,  e não apenas a empresas frugais(empresas que desenvolvem produtos contendo apenas funções básicas, produtos acessíveis a camada maior da população) ou para exploração no meio acadêmico.

O melhor de tudo é que não é necessário um caminhão de dívidas para começar o seu empreendimento se você estiver disposto a destinar tempo e esforço. 

Na verdade, não é só para iniciar um novo negócio, mas também para expandir seu negócio com mínimo investimento. 

No marketing você vai encontrar uma das áreas mais flexíveis e de alto potencial para maximizar o mínimo investimento. 

Hoje com criatividade é possível encontrar maneiras para divulgar sua empresa sem gastar muito.

Veja abaixo alguns exemplos que separamos para você.

  1. Construir uma lista de e-mail

O marketing por email é uma maneira econômica de manter contato com seus clientes, promover produtos e construir a sua marca. 

Pode até não render vendas imediatas, mas a longo prazo o resultado pode ser bastante recompensador.

Buscar construir uma lista de e-mail deve ser uma meta de negócios que sua empresa deve ter.

Comece por aderir a uma plataforma de serviço de marketing por email que possibilite coletar endereços, envio de mensagens e ofereça relatórios com informações sobre suas campanhas.

Depois de pronto seu sistema, comece a convidar e incentivar seus clientes a se inscreverem, você pode por exemplo, em troca da inscrição oferecer um ebook, cupons de desconto, uma newsletter mensal, dicas e informações sobre produtos e serviços de interesse do consumidor.

É importante deixar claro aos assinantes que não se trata de vendas e que a empresa respeita a  política de privacidade e não compartilha dados dos clientes com terceiros e ainda possibilita o fácil cancelamento de inscrição quando o desejarem.

  1.  Conhecer seu clientes

O principal ponto de um plano de marketing eficaz é o conhecer e compreender seu mercado-alvo. Quanto mais você conhece seu persona(cliente), mais fácil será atender suas necessidades e desejos.

Com esse melhor conhecimento dos clientes, maior é o volume de compras e mais indicações ocorrerão.

Há muitas maneiras de conhecer seus clientes e mostrar a eles o quanto significam para você. 

Por exemplo peça depoimentos, prova social e use em materiais de divulgação; envie amostras grátis e inventivos para retomar negócios; ofereça presentes aos seus clientes mais importantes; lembre a data de aniversário e além das felicitações envie cupons ou ofertas especiais para a data; crie um programa especial de recompensas e descontos aos clientes mais assíduos.

Apesar de fazer o marketing para todo o seu grupo de clientes, pense na forma de pensar em cada cliente individualmente, considerando as necessidades de cada um e com isso possibilitar personalização das mensagens e abordagens especiais para melhor atendê-lo.

Ao proporcionar o sentimento aos clientes de se sentirem únicos e valorizados, você estará preparando um relacionamento de longo prazo.

  1. Use a mídia social

Hoje mais do que nunca, sua empresa precisa usar as mídias sociais.

É onde os consumidores estão, sua ausência pode significar perdas importantes para seu faturamento.

Verifique onde seus clientes são mais ativos e crie o perfil de seu negócio.

É uma maneira extremamente fácil e econômica para atingir seu público alvo.

Você com certeza conhece bem algumas plataformas de redes sociais como Facebook, Instagram, Tik-Tok, twitter, entre outras, mas a mídia social não se resume a somente estas plataformas, existem outras maneiras de usar mídia social e promover seu negócio.

Por exemplo criar um blog, comentar em blogs e postagens de terceiros, gravar vídeos institucionais, vídeos de informações de seus produtos e serviços e envie para seu canal do Youtube, liste sua empresa no Google meu negócio, adicione página em diretório de empresas e destaque seus produtos e serviços e outras informações de interesse do seu cliente.

O importante como qualquer outra atividade de marketing de mídia social é necessário criar um plano para atingir seus objetivos e dedicar tempo para a criação de conteúdo e no relacionamento.

  1. Sair fora da empresa

Quando o orçamento é curto, uma boa maneira de promover o negócio é sair às ruas e falar com as pessoas, é ali que você existe a possibilidade de encontrar informações que se tornam em muitas oportunidades verdadeiros tesouros.

Não importa se sua empresa está concentrada principalmente em atividades online, existe na sua comunidade local outras empresas e para expandir suas atividades é aconselhável incluir essas empresas locais, pois pode ser uma ótima maneira de obter suporte.

Associar-se a uma entidade representativa de classe, como Associações Comerciais e Industriais, Clube de Dirigentes Lojistas e outras organizações profissionais locais são maneiras óbvias de  começar o networking.

Você pode ainda participar de eventos co-patrocinando juntamente com outra empresa local, utilize camisetas, bonés para promoção passiva na rua, placas em calçada promovendo produtos ou serviços.

Colocamos aqui algumas ideias, existem outras centenas  para pôr em prática e aumentar suas chances de sucesso. 

O mais importante, em virtude do orçamento pequeno é dedicar tempo à criação de seu plano de marketing e ao desenvolvimento de suas estratégias, porque cada ação realizada tem que contar.

Mão a obra, com vontade e criatividade e pouco dinheiro o pequeno empreendedor consegue fazer acontecer.

No Boxcis  tem um espaço especial e apoio de uma equipe que quer ver sua empresa crescer.

Celio Bernardi

Sócio Fundador boxcis.com

Boxcis
Author: Boxcis

Compartilhe este Post

Você quer mais negócios?

Ei, somos o Boxcis.

Nosso maior propósito é fazer sua empresa crescer!

Você quer isso para você?

Mais negócios na crise

Sobre o Boxcis

O Boxcis é uma plataforma constituída por um diretório de empresas dos segmentos de Comércio, Indústria e Serviços. Tem como base de clientes Associações, Sindicatos, Federações e Confederações Empresariais, que atuam para fortalecer a geração de negócios B2B, B2C, entre os membros participantes dessa grande rede associativista. O Boxcis gera oportunidades para Fabricantes, Fornecedores, Representantes, Importadores, Exportadores e Consumidores para a realização de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.