É comum o empreendedor, principalmente o dono do pequeno negócio,entender a importância do advogado, somente quando se depara com a necessidade de contratar um profissional para fazer frente a uma demanda judicial que está em andamento contra sua empresa.
Ainda vivenciamos a cultura de que o Advogado só é necessário em situações críticas ou pontuais para socorro nessas ocasiões de responder a processos ou efetuar ajuizamentos.
Na maioria das oportunidades o empresário percebe nas conversas iniciais com o Advogado, que ele poderia ter evitado o problema se antes tivesse buscado aconselhamento com o profissional.
Seguramente a assessoria jurídica preventiva é muito mais saudável sob o ponto de vista financeiro e de imagem para a empresa.
Muitas vezes o pequeno empresário entende que o privilégio de contar com bons profissionais é possível somente a grandes empresas por apresentarem melhores condições financeiras.
É um erro pensar dessa forma, o fato de ter um acompanhamento de todos os passos burocráticos da empresa, minimizando prejuízos e riscos para o negócio, é muito menos dispendioso do que arcar com demandas pontuais. É um investimento necessário.
Dá para entender também que o apoio profissional de advogado, faz com que tenha menos dor de cabeça com problemas jurídicos e legais e possa se concentrar no que é mais importante para sua empresa, na busca por mais negócios e crescimento da mesma.
Neste sentido, é importante que a escolha do profissional para amparar sua empresa nos momentos necessários esteja preparado para atender a toda e qualquer questão jurídica.
Como estamos falando do universo de empresas, o foco é garantir segurança legal no planejamento e efetivação dos negócios, na elaboração de contratos de acordo com as necessidades da empresa, acompanhar processos cíveis, tributários, trabalhistas.
Mas a consultoria jurídica não para por aí, ela pode envolver uma ampla gama de situações, como por exemplo quando da contratação de colaboradores, nos relacionamentos com fornecedores, revisão da política e práticas de recursos humanos, relações de consumo, tributário, concorrencial, contratual, dentre tantas outras.
Ainda no âmbito de processos judiciais ou extrajudiciais em que a empresa está envolvida, o advogado empresarial tem a função estratégica, não se limitando ao gerenciamento e acompanhamento do processo, mas atuando junto à direção da empresa quanto aos riscos, possibilidades e rumos que aquela situação poderá levar.
Todo esse conjunto de decisões estratégicas fornece à empresa um potencial enorme de economia de recursos.
Entenda melhor as áreas de atuação do advogado empresarial
Área tributária
A principal atuação é auxiliar na correta interpretação dos tributos a serem pagos e apuração correta, atuar em ações caso necessário para buscar recuperar impostos pagos indevidamente ou realizar defesas junto ao fisco ou em processos judiciais dessa natureza.
Consumidor
É o campo em que o advogado prestará assessoria em relação a todo tipo de situação que se enquadre no código de defesa do consumidor, atuando em processos junto aos Procons ou judiciais e também adequando a empresa para as normas vigentes a fim de evitar o surgimento de processos na área.
Trabalhista
É uma área que gera bastante conflitos e consequentemente processos. O advogado poderá ajudar a empresa nos processos judiciais e principalmente de forma preventiva evitar que ocorram processos, adequando formas de contratação, gestão de pessoal, políticas internas e na relação de acordos sindicais.
Gestão
Nesta área a assessoria do advogado é no sentido de garantir segurança jurídica no planejamento de negócios e investimentos.
Societário
Aqui a participação principal do advogado empresarial é voltado para auxiliar os empresários a organizar e solucionar problemas nas relações entre os sócios e nas obrigações da sociedade.
Contratual
Ajuda na análise dos termos dos contratos nas negociações com terceiros, parceiros, fornecedores, auxiliando a empresa na melhor contratação e condução das questões relacionadas aos contratos mercantis, financiamentos, prestação de serviços e outras demandas de negócios.
É também importante na redação dos contratos, evitando a celebração de contratos mal redigidos e que podem não atender às reais necessidades da empresa.
Na construção dos termos do contrato social e suas alterações para atender de forma adequada às necessidades dos sócios no principal documento empresarial.
É no contrato e suas alterações que estão reguladas a relação entre os sócios, as obrigações, deveres e direitos.
Quando bem redigido preserva a sociedade de problemas e é a ferramenta principal e eficaz de solução de conflitos e de preservação da harmonia entre os sócios.
Sabe aqueles contratos prontos de papelarias, não cabem mais nas relações jurídicas dos sócios, podem deixar de contemplar as reais necessidades dos sócios e trazer consequências futuras na solução de possíveis conflitos.
Como visto, o advogado poderá maximizar a segurança jurídica da empresa, auxiliar na prevenção de situações que podem submeter a empresa a riscos indesejados, sendo muito importante contar com a assessoria de um profissional especializado.
Equipe Boxcis
“Nós cuidamos da presença digital da sua empresa para que ela tenha melhores resultados”.
Autor: BOXCIS
Tudo o que vendemos é o crescimento de sua Empresa.