Ideias de marketing local para micro e pequenas empresas

Usar o marketing local em uma pequena empresa tem tudo a ver com o objetivo de alcançar clientes em potencial em sua cidade ou região com suas atividades de marketing digital  e do marketing tradicional.

 O marketing local pode ajudá-lo a se concentrar em uma área geográfica específica, seu bairro, sua cidade, região metropolitana e, quando feito de maneira eficaz, geralmente se traduz em atrair compradores que provavelmente se tornarão clientes. 

O motivo inicial para isso pode ser porque sua empresa está perto de onde eles moram e é conveniente para eles.

Porém  o motivo pelo qual eles permanecem por perto pode ser porque você está oferecendo algo que atende na solução de problemas com produtos ou serviços que eles precisam e desejam.

 É por isso que o marketing local também pode ajudá-lo a construir credibilidade para sua marca, desenvolver uma reputação positiva e fomentar a fidelidade do cliente ao longo do tempo.

Se você deseja começar com o marketing local, listamos algumas ideias para você experimentar  para sua empresa e com isso aumentar a base de clientes.

  1. SEO Local   

Essa é a primeira tática que deve ser considerada como uma maratona e não como uma corrida de curta distância, porque não é algo que acontece rapidamente. É preciso tempo onde você prepara o terreno, planta suas sementes buscando obter o tráfego futuro.

Um bom conteúdo, segmentado com possíveis termos, frases, utilizados pelos clientes que buscam por produtos e serviços que sua empresa oferece, as chamadas “palavras-chave”. 

  1. Use o local ou locais de destino com Google ADS e o Facebook ADS.

Desenvolvendo seu conteúdo, destacando as palavras-chave selecionadas você poderá obter mais visibilidade para o seu negócio, utilizando o Google ADS que permite que seus anúncios sejam exibidos apenas nos locais e áreas limitadas de seu interesse e que sua empresa possa atender a demanda. Essa possibilidade de selecionar o local desejado ajuda a melhor aplicação e concentração do seu investimento. Igualmente, você poderá  usar o local de destino com anúncios do Facebook, refinando seu público para as campanhas locais. 

  1. Crie  páginas direcionadas  para cada área de interesse.

É possível ter mais de uma palavra-chave de marketing local que você almeja em seu negócio. 

Talvez haja várias outras cidades em sua área local, além daquela em que sua empresa está localizada. Isso significa que você pode ter diversas palavras-chave para usar, cada uma delas direcionada a uma cidade diferente. 

Uma maneira de garantir que o conteúdo seja relevante para clientes em potencial em cada uma dessas cidades, é criando páginas de destino diferentes com conteúdo específico para cada local. 

Você pode usar cada página como o link de destino para seus anúncios e campanhas de marketing que visam cada palavra-chave local. 

  1. Use a plataforma Boxcis

A vocação do Boxcis tem tudo a ver com a valorização do mercado local. 

Se você está começando ou já está executando suas campanhas de marketing local, é uma alternativa a considerar.

Se sua empresa já estiver constando nas listagens o primeiro passo é reivindicar sua página de negócios na plataforma, atualize suas informações se necessário, responda a comentários de clientes, poste conteúdo relevante como fotos, vídeos, ofertas e condições especiais. 

Caso sua empresa ainda não faça parte, é só se cadastrar , tem plano totalmente gratuito que oferece amplo espaço para divulgação e indexação nos mecanismos de pesquisa. 

O Boxcis em muitas oportunidades é o primeiro resultado que aparece quando consumidores pesquisam em empresas locais por produtos e serviços que você vende. Por isso é mais um local importante para sua estratégia de marketing direcionado à empresa local. 

  1. Participe e patrocine eventos locais.

Em muitas oportunidades onde sua empresa está localizada, ocorrem durante o ano diversos eventos locais organizados pela sua associação comercial ou entidade representativa do segmento.

Em muitos casos essas organizações procuram junto aos associados o apoio para a causa, para o evento, seja por meio de equipe para auxiliar ou com doação em dinheiro. 

Em troca normalmente ocorre a divulgação das empresas participantes no site da organização, páginas de apoiadores, em suas mídias sociais, e outros meios de divulgação existentes como rádio local, e-mail marketing a base de associados entre outros.

É sempre uma ótima oportunidade de apresentar seu negócio e alcançar  consumidores locais que ainda não conhecem sua empresa.

  1. Faça parceria com empresa próximas

Se o patrocínio ao evento local na entidade representativa da classe não se configurar uma opção viável no momento que ela estiver ocorrendo, considere uma parceria em escala menor e se associe a uma empresa parceira próxima para dobrar o alcance através de promoção cruzada.

Podem ser ações simples como dar a outra loja seus cupons, panfletos para serem exibidos na outra loja, enquanto você faz o mesmo por eles.

Existem várias outras maneiras de se associar a outras pequenas empresas locais, basta usar a criatividade e causar grande impacto nos clientes e consequente aumento das vendas.

  1. Treine seus colaboradores para serem marqueteiros

O seu time de colaboradores podem se tornar uma das grandes forças do marketing a verdadeira alavanca para os negócios locais.

Eles é que estão na linha de frente e em contato permanente com os clientes no dia a dia. Essa interação proporciona a descoberta dos principais motivos que levam a comprar de sua empresa, aspectos que ajudam no direcionamento das campanhas.

Em primeiro lugar, eles devem ser treinados, para que sejam totalmente informados sobre seu negócio, seus produtos e seus objetivos. Eles não podem promovê-lo se não entenderem do que se trata o seu negócio. 

Em segundo lugar, eles também devem entender que a empresa é quem provê os salários e que a melhor participação da empresa no mercado é a garantia de empregabilidade e possibilidade de obterem mais incentivos que nem sempre precisa ser monetário.

  1. Obtenha referências

O poder está na mão do consumidor. Hoje antes de efetuar uma compra ou da apresentação de uma necessidade, ele começa a pesquisar alternativas.

Referências, avaliações se tornaram a principal ferramenta de marketing boca a boca. O consumidor acredita mais na opinião de alguém que participa de sua comunidade, nas mídias e em sites que oferecem a possibilidade de avaliações.

Aproveite o espaço que o Boxcis  e redes sociais te oferecem e trabalhe no sentido de alavancar relacionamentos existentes com clientes para expandir seu alcance colocando sua empresa na frente das redes de cada um deles.

Coloque em prática algumas dessas idéias de marketing local e veja que tipo de resultados você obtém. Estaremos continuamente na busca por novas ideias e táticas para o crescimento dos negócios de micro e pequenas empresas.

Aproveite para comentar e apresentar outras formas de sucesso que sua empresa vem experimentando e compartilhe com a nossa comunidade de empreendedores. 

Celio Bernardi

Sócio fundador boxcis.com

Boxcis
Author: Boxcis

Compartilhe este Post

Você quer mais negócios?

Ei, somos o Boxcis.

Nosso maior propósito é fazer sua empresa crescer!

Você quer isso para você?

Mais negócios na crise

Sobre o Boxcis

O Boxcis é uma plataforma constituída por um diretório de empresas dos segmentos de Comércio, Indústria e Serviços. Tem como base de clientes Associações, Sindicatos, Federações e Confederações Empresariais, que atuam para fortalecer a geração de negócios B2B, B2C, entre os membros participantes dessa grande rede associativista. O Boxcis gera oportunidades para Fabricantes, Fornecedores, Representantes, Importadores, Exportadores e Consumidores para a realização de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.