O que diabos é Kaizen?

Kaizen é uma filosofia, com origem no Japão, orientada a dar passos incrementais para melhorar os processos de negócios, produtos e qualidade. Pode ser definido como um esforço contínuo de todos os funcionários da organização para garantir a melhoria contínua de todos os processos e sistemas da organização.

Assim, também ajuda na eliminação de resíduos da organização. Também pode ser aplicado a processos, como compras e logística, que cruzam as fronteiras organizacionais na cadeia de suprimentos.

O processo Kaizen visa a melhoria contínua dos processos e da qualidade não apenas no setor de manufatura, mas também em outros departamentos. No mundo de hoje, Kaizen tem sido aplicado em diferentes áreas, como saúde, governo, finanças, software e várias outras indústrias.

Como o Kaizen é implementado?

As atividades Kaizen geralmente são implementadas usando o ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA). Isso garante que haja sempre um ciclo contínuo em ação para monitorar as mudanças e continuar a melhorá-las.

Planejar – Definir o problema e desenvolver soluções potenciais. Os objetivos e processos exigidos são definidos e as informações são coletadas, o que é necessário para obter o resultado esperado.

Fazer – Implementar o plano e executar os processos definidos. Colete dados, se houver, para serem usados ​​nas fases subsequentes.

Verificar – Avalie os resultados para ver se a solução atendeu aos resultados esperados. Procure quaisquer desvios nas implementações do plano. Converta os dados obtidos em informações.

Agir -Com base nas informações, se as coisas estiverem indo bem de acordo com o plano, tome medidas para estabilizar as mudanças ou, caso contrário, repita o ciclo PDCA se ainda houver alguns problemas não resolvidos.

Como o Kaizen funciona?

O Kaizen funciona reduzindo o desperdício (muda) e eliminando processos de trabalho excessivamente difíceis (muri). Ele é bem-sucedido quando os funcionários em todos os níveis da hierarquia da organização procuram espaço para melhorias e fornecem suas sugestões e feedback com base em suas experiências e observações.

Geralmente, essas sugestões são sobre pequenas mudanças que podem ser feitas nos processos de negócios existentes que podem dar resultados positivos ao negócio por um longo período de tempo. Para que isso funcione, é importante que fique claro que qualquer tipo de sugestão de qualquer pessoa é bem-vinda e não haveria impactos negativos na participação. Em vez disso, os funcionários serão recompensados ​​pela participação nas atividades do dia a dia.

Os cinco elementos principais do Kaizen 

Kaizen baseia-se em cinco elementos principais:

Círculos de qualidade: Um círculo de qualidade é um grupo de pessoas que trabalham no mesmo projeto ou em um projeto semelhante, que se reúnem regularmente para identificar, analisar e resolver problemas relacionados ao trabalho.

Moral melhorada:É um passo importante para alcançar eficiência e produtividade a longo prazo.

Trabalho em equipe: Kaizen se esforça para ajudar os funcionários a pensar que todos são parte de uma equipe e precisam fazer esforços coletivos para ter sucesso.

Disciplina Pessoal : Um compromisso com a disciplina pessoal de cada funcionário garante que a equipe permaneça forte.

Sugestões de melhoria: A coleta de feedback de todos os funcionários garante que todos os problemas sejam resolvidos antes que se tornem significativamente grandes.

Quem bom que você está aqui, comece a implementar as melhorias na sua empresa. Comente abaixo sua experiência em melhorar processos na empresa, assim pode ajudar outros empreendedores a alcançar o sucesso.

Baixe nosso aplicativo e permita receber nossas notificações sobre novas postagens com informações para que estaremos continuamente inserindo na plataforma. 

Equipe Boxcis

“Tudo que vendemos é o crescimento de sua empresa”.

Boxcis
Author: Boxcis

Compartilhe este Post

Você quer mais negócios?

Ei, somos o Boxcis.

Nosso maior propósito é fazer sua empresa crescer!

Você quer isso para você?

Mais negócios na crise

Sobre o Boxcis

O Boxcis é uma plataforma constituída por um diretório de empresas dos segmentos de Comércio, Indústria e Serviços. Tem como base de clientes Associações, Sindicatos, Federações e Confederações Empresariais, que atuam para fortalecer a geração de negócios B2B, B2C, entre os membros participantes dessa grande rede associativista. O Boxcis gera oportunidades para Fabricantes, Fornecedores, Representantes, Importadores, Exportadores e Consumidores para a realização de negócios.


Warning: Undefined array key "display" in /home/boxcis/public_html/wp-content/themes/listimia/inc/widgets/class-widget-recent-posts.php on line 115

Warning: Undefined array key "items_per_row" in /home/boxcis/public_html/wp-content/themes/listimia/inc/widgets/class-widget-recent-posts.php on line 116
Posts recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *